Você está aqui: Página Inicial / Sessão Mirim é destaque na Câmara Municipal

Sessão Mirim é destaque na Câmara Municipal

Publicado em 14/10/2022.
A solenidade em alusão ao Dia das Crianças lotou o plenário

Com intuito de promover a igualdade e representatividade a Câmara Municipal de Pelotas realiza todos os anos uma sessão especial em alusão ao Dia das Crianças. De modo representativo, os 21 parlamentares da Casa escolhem crianças para representá-los. Para a oportunidade, elas escolhem pautas, através de pedidos de proposição e apresentam no pleito municipal.

Para o presidente do legislativo Marcos Ferreira (Marcola - sem partido) a solenidade é uma das pautas mais importantes para a representatividade, além de marcar a vida dessas crianças com o despertar do espírito político.

''É muito importante nós promovermos essa solenidade aqui na Casa. Se olharmos para um futuro, esse capítulo pode ser importante na vida dessas crianças que lá na frente possam ser vereadores, deputados ou qualquer outra posição política”, disse Marcola.

Para o vereador Mirim Yohan Perottoni, de 13 anos, emoção foi a palavra escolhida por participar da solenidade da Câmara, e ainda aproveitou para falar de sua pauta.

''Foi muito emocionante ter participado deste dia e poder mostrar nossas experiências e nossas ideias do que queremos ter no nosso futuro. Poder mostrar para outras pessoas que estão vendo na televisão que mesmo as coisas mais simples podem se tornar grandes. Eu espero que esse trabalho possa ser bem ampliado e muito divertido. Gostaria que tivesse mais igualdade, aceitação e diminuição de índice de abandono da escola. Porque o ensino é muito importante pra vida adulta, sem ele tu não sabes como vai ser o futuro. Precisamos aprender de passo a passo, cada detalhe mínimo que seja para que possa ter um bom ensino”, disse Yohan, que é aluno da Escola Santa Mônica – Unidade Centro e indicação do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).

O parlamentar pelo PSOL, Jurandir Silva, convidou para o representar, Sofia Pereira, de 8 anos e estudante do Colégio Gonzada. Muito falante e extrovertida, a menina disse que achou muito legal ter sido vereadora por um dia e em sua proposição ela solicitou ao poder executivo melhorias em uma praça no bairro Santa Terezinha. “A pracinha estava toda destruída então eu fiz uma proposta para reconstruírem ela, porque toda criança tem o direito de brincar”, finalizou Sofia.

Foto: Ederson Ávila