Você está aqui: Página Inicial / Situação da Cosulati ganha atenção da Câmara Municipal

Situação da Cosulati ganha atenção da Câmara Municipal

Publicado em 31/05/2022.

Na manhã de hoje (31) estiveram presentes no plenarinho do legislativo pelotense, sindicalistas e funcionários da cooperativa Cosulati para participar de uma reunião convocada pela presidência da Câmara, através do pedido da vereadora Carla Cassais (PT), para discutir a situação fiscal e trabalhista da cooperativa.

Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região, Lair de Mattos, trouxe um panorama sobre os principais problemas financeiros da cooperativa Cosulati e agradeceu a iniciativa dos parlamentares em buscar discutir formas de auxílio para evitar a extinção da cooperativa.

“Saímos satisfeitos com a postura dos vereadores desta Casa que abraçaram a causa da Cosulati. Temos a única indústria de laticínios da metade sul e o seu fechamento significa uma grande perda na produção leiteira do Rio Grande do Sul. A cooperativa possui matéria-prima em quantidade e qualidade, um quadro de funcionários altamente qualificado, uma planta industrial de boa qualidade e tem um mercado excelente, então não existe nenhum motivo para ela não seguir funcionando”, expôs Mattos. Para ele, a Cosulati é um fator econômico, cultural e afetivo importante para a região, pois grande parte da população tem um vínculo com a marca Cosulati. “A manteiga, o queijo e o leite da Damby são produtos altamente valorizados no mercado”, completa.

Entre os principais problemas enfrentados pela cooperativa está o pagamento da folha de pagamento, atualmente atrasada em três meses para os quase 150 funcionários.

Aliado a isso, os parlamentares presentes demostraram apoio ao tema e o presidente do legislativo, Marcos Ferreira, convocou autoridades do poder executivo, produtores rurais, sindicalistas e funcionários para uma audiência pública sobre o tema, marcada para o dia 09 de junho, às 14h30min, no Plenário da Câmara.

“É um debate que o poder legislativo precisa se debruçar e essa é a primeira reunião de muitas outras que virão em defesa da Cosulati, do emprego, da cadeia produtiva do leite. Nada mais justo que Câmara de Pelotas, sendo nossa cidade polo da região, mobilize população, autoridades e lideranças, em prol da cooperativa. Que ela possa voltar o quanto antes a produzir seus produtos de qualidade e em grande quantidade para todo o país”, finaliza o vereador.