Você está aqui: Página Inicial / Vereador Antonio Peixoto apresenta questionamentos na reunião da comissão de saúde

Publicado em 13/06/2023.

Na manhã desta segunda-feira (12) o vereador Antonio Peixoto (PSD) participou da reunião promovida pela Comissão de Saúde no Plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza da Câmara Municipal de Pelotas. O parlamentar questionou a situação de dois serviços diretamente à Secretária Municipal de Saúde, Roberta Paganini.

O primeiro foi sobre o número de cirurgias eletivas em atraso na cidade. Segundo a gestora da pasta o montante é de 1969 procedimentos, divididos em diversas especialidades. Este total é consequência da pandemia e pelo fato de os prestadores de serviço da cidade não terem aderido ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, lançado pelo Governo Federal com o objetivo de diminuir a demanda reprimida em todo o País. O argumento dos diretores dos estabelecimentos de saúde de Pelotas foi o baixo valor estipulado na tabela SUS.

Outra abordagem do vereador foi sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) “ tenho recebido diversas reclamações de usuários que apontam falta de médicos em vários postos da cidade, situação que atinge principalmente os mais pobres”, afirmou Peixoto.

Paganini afirmou que o déficit é de 14 profissionais. O município aguarda a conclusão do edital do programa federal “Mais Médicos”, onde consta uma previsão que a cidade receba 20 novos profissionais para atuarem na rede.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Antonio Peixoto (PSD)

Foto: Fernanda Tarnac