Você está aqui: Página Inicial / Vereador Carlos Júnior cumpre agenda na Banda União Democrata

Vereador Carlos Júnior cumpre agenda na Banda União Democrata

Publicado em 06/06/2022.

A Banda União Democrata foi fundada em 1896, e está abrigada em seu prédio próprio, na rua Major Cícero 401. O imóvel foi adquirido em junho de 1915, na gestão de Carlos André Martins Bohns, comerciante e capitão da guarda nacional, e inaugurado em 1916, dentro da programação dos 20 anos da entidade musical.

Dentre os destacados fatos históricos está o registro de João Simões Lopes no quadro social no ano de 1900, e a recepção ao Presidente da República Afonso Pena, em 1906.

Com a administração de um legado histórico invejável, a atual diretoria enfrenta o desafio de retomada, já que as atividades da banda foram severamente afetadas pela inatividade neste período de pandemia.

O vereador Carlos Júnior (PSD) esteve na sede da União Democrata, onde foi recebido pelo Vice-Presidente da Banda, Juliano Madeira. O dirigente disse que a sobrevivência é garantida com arrecadação de valores das aulas ministradas, da captação de valores em apresentações, e de pequenos projetos com a sociedade civil.

Madeira afirmou inclusive, que neste momento estão abertas as inscrições para o projeto “ Aula de Inicialização Instrumental” com conhecimento em flauta, saxofone alto, clarinete, trompete, trombone, tuba e bombardino. As informações complementares podem ser obtidas pelo whats (53) 991856982.

O parlamentar se dispôs a identificar possibilidades de ações com a finalidade de inclusão social por meio da música, na rede de assistência social e de cultura do município “estar em um local e ter acesso a um acervo centenário nos dá a ideia da grandeza da União Democrata, como agente público e ligado ao setor da cultura e eventos, vou verificar se existem alternativas que possam auxiliar na recuperação plena e no fortalecimento da entidade”, afirmou Carlos Júnior.