Você está aqui: Página Inicial / Vereador Carlos Júnior promove Audiência Pública sobre o ProEsporte

Vereador Carlos Júnior promove Audiência Pública sobre o ProEsporte

Publicado em 01/06/2022.

O parlamentar do PSD, na condição de Presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, protocolou uma proposição de realização de uma Audiência Pública para debater o atual modelo de edital do ProEsporte Municipal. A sessão acontecerá nesta quarta – feira, dia 01 de junho, no Plenário do Legislativo Pelotense, com início programado para as 19h, e contará com transmissão pela TV Câmara Pelotas, canais 16 da Net, 21.2 em sinal aberto, e pelas redes sociais da emissora legislativa.

Durante o encontro será garantido aos presentes, espaço para sanar dúvidas e acolhimento de sugestões, com o objetivo de ampliar o acesso aos recursos públicos disponíveis para o financiamento de projetos esportivos.

O entendimento é que a oportunidade reduzirá as dificuldades enfrentadas por alguns desportistas e entidades que ficam excluídas do processo, por desinformação ou falta de conhecimento técnico para acessar o edital.

A audiência contará com a participação da equipe diretiva e técnica da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED). Os designados pela pasta farão uma explanação inicial, e após estarão disponíveis para responder as perguntas que surgirem durante a sessão.

O vereador Carlos Júnior (PSD) entende que a audiência será importante para aumentar o número de atletas, clubes e entidades, na disputa dos valores definidos para o ProEsporte 2022 “ notamos que muita gente deixa de apresentar propostas, porque enfrenta dificuldade de preenchimento, argumentação, de formulação dos documentos, precisamos identificar o que ocorre, auxiliar, e se for o caso, até ajustar o atual modelo de edital, para isso é fundamental a presença no plenário do legislativo dos envolvidos na área.

ProEsporte Municipal

O Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte de Pelotas (ProEsporte), é destinado a financiar projetos com recursos públicos, por meio de editais, oriundos de pessoas físicas ou de Organizações da Sociedade Civil (OSC), que desenvolvam atividades de caráter esportivo.

O ProEsporte contempla três de linhas de incentivo, caráter educacional, eventos esportivos e esporte de rendimento.

Edital 2021

O ProEsporte 2021 não aconteceria, ainda como consequência do processo pandêmico. Porém, a partir da intervenção do vereador Carlos Júnior (PSD) junto ao Gabinete da Prefeita e SMED, um recurso de R$ 100.000,00 (cem mil reais) foi garantido.

Para 2022, o parlamentar defende a ampliação do orçamento, para tanto entende ser necessário qualificar a formulação dos projetos “ não adianta garantirmos mais dinheiro e não termos propostas aptas para acessar”, ponderou Júnior.

Por assessoria de imprensa vereador Carlos Jr. (PSD)