Você está aqui: Página Inicial / Vereador Jurandir Silva negocia parceria com projetos da UFPel e IFSul para manutenção de hortas comunitárias

Publicado em 03/10/2023.
Projetos acadêmicos devem auxiliar no desenvolvimento e crescimento da Horta Comunitária da Meneghetti.

Onde havia lixo, hoje há comida: não há frase que defina melhor a experiência da “Horta da Meneghetti”, desenvolvida por moradores da região, com apoio do projeto Emancipa e do mandato do Vereador Jurandir Silva. A horta, instalada em em uma espécie de canteiro central da Rua Mário Meneghetti, local que costumava ser utilizado para descarte de lixo, já gera frutos para comunidade, e pode crescer ainda mais com a parceria de projetos da UFPel e IFSul.

Estão em andamento tratativas para firmar parceria entre projetos extensionistas das instituições e hortas comunitárias instaladas pelo projeto Emancipa, como a desenvolvida no bairro Meneghetti. No fim de agosto, os servidores Everton Maksud Medeiros, do projeto Horta Ocupacional do IFSUL, e Sidney Gonçalves Vieira, do projeto Hortas Urbanas da UFPel, visitaram as instalações da horta da Meneghetti e discutiram o assunto com o Vereador Jurandir Silva e o morador Leandro Farias, responsáveis pela instalação da horta naquele local.

O objetivo dessa parceria é que os projetos acadêmicos possam auxiliar na ampliação e fortalecimento da horta da Meneghetti, por meio do oferecimento de mão de obra voluntária, empréstimo de equipamentos, e orientações técnicas que visem otimizar processos e desenvolver a autonomia da comunidade, possibilitando que o projeto se mantenha independente de apoios externos.

A primeira etapa já está em andamento: foram coletadas amostras de solo da horta da Meneghetti, para que sejam analisadas em laboratório. A partir dessa análise é possível verificar o estado nutricional e grau de fertilidade da região, dados que auxiliam na escolha das espécies a serem cultivadas no local e técnicas a serem utilizadas para potencializar futuras produções.

Hortas urbanas e seus benefícios

As hortas urbanas integram a categoria de Soluções Baseadas na Natureza e são capazes de proporcionar benefícios ambientais e sociais, como a regulação de microclimas urbanos, suporte à diversidade e segurança alimentar, incentivo à educação ambiental e a resiliência de comunidades. Projetos como as hortas urbanas podem ser ferramentas potenciais de redução de desigualdades ambientais, com a participação de comunidades podem também transformadores sociais.

O projeto Horta Ocupacional

O projeto Horta Ocupacional iniciou em 2013, em parceria com o Hospital Espírita de Pelotas (HEP). Desde então outras instituições, em sua maioria escolas, foram sendo adicionadas ao projeto. O objetivo é estruturar hortas nas instituições, auxiliar no tratamento de pacientes do HEP, além de incentivar o cultivo de alimentos orgânicos. O projeto oferece insumos e assistência técnica de profissionais de diversas áreas do conhecimento e bolsistas do projeto acadêmico. Já participaram do projeto pelo menos 492 pessoas entre pacientes do HEP e estudantes de escolas participantes.

O projeto Hortas Urbanas da UFPel

O “Hortas Urbanas” tem como objetivo organizar grupos de pessoas com o propósito de instalar hortas orgânicas na cidade de Pelotas-RS. É uma equipe interdisciplinar, que atua desde 2017, e é composta por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pelotas-UFPEL e da Universidade de Caxias Sul-UCS, nas áreas de Geografia, Agronomia, Engenharia Civil, Nutrição, Enfermagem, Gastronomia e Sociologia. Os serviços prestados são gratuitos e visam incentivar a população, com oficinas, reuniões, visitas técnicas e mutirões de plantio.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa - vereador Jurandir Silva (PSOL)