Você está aqui: Página Inicial / Vereador Jurandir Silva (PSOL) visita diversas UBS’s da zona rural e urbana de Pelotas

Publicado em 07/06/2023.
Até o fim do ano o vereador pretende visitar todas as unidades básicas de saúde do município.

O vereador Jurandir Silva (PSOL) tem realizado semanalmente visitas às Unidades Básicas de Saúde de Pelotas. A meta, segundo o parlamentar, é visitar todas as UBS´s, tanto da zona urbana quanto rural do município, até o fim de 2023. O objetivo principal das visitas é fiscalizar a situação das unidades no que diz respeito à infraestrutura física, como também as condições de trabalho dos profissionais.

Um dos problemas ligados à infraestrutura detectado pela série de visitas é a falta de ar condicionado nas salas de vacina de várias unidades, aparelho considerado essencial pela ANVISA e Ministério da Saúde para garantir a preservação e funcionalidade plena dos imunizantes. Sobre o assunto, e em resposta a um pedido de informações encaminhado ao executivo pelo mandato do vereador, a Prefeitura diz possuir todos os aparelhos de ar condicionado necessários para as salas de vacina, e que faltam equipes técnicas aptas a instalar o equipamento.

Embora muitas estruturas precisem de reparos, a falta mais recorrente parece ser de capital humano. Faltam profissionais na maioria das unidades visitadas pelo parlamentar, o que sobrecarrega ainda mais o atendimento, que segundo os próprios funcionários, parece ter crescido na maioria das unidades após o período pandêmico. Médicos, recepcionistas e profissionais da enfermagem, principalmente, parecem estar em falta, em alguma medida, em todas as regiões do município.

Outro problema comum é a falta de segurança. Na UBS Laranjal, por exemplo, faltam vidros na fachada. Segundo os trabalhadores, a porta e as janelas foram quebradas por usuários da UBS descontentes com a espera pelo atendimento. Em outra situação alguém teria quebrado a repartição de vidro da recepção, ferindo a recepcionista que precisou levar pontos por cortes nos braços.

O vereador Jurandir afirma que as visitas eram um plano já de sua campanha para o legislativo, que precisou ser adiado por conta da pandemia de covid-19 que limitou a mobilidade e convívio social, ainda mais em ambiente sanitários. O parlamentar ainda faz questão de ressaltar que o objetivo não é fiscalizar funcionários públicos, muitas vezes sobrecarregados pelo excesso de trabalho, e sim verificar se a Prefeitura oferece as condições necessárias para um atendimento digno para a população e para os profissionais.

Após cada visita, o mandato do vereador elabora relatórios das condições e problemas observados em cada unidade. Os documentos são encaminhados à Comissão de Saúde da Câmara Municipal e à Secretaria de Saúde do município, juntamente a pedidos de informação sobre assuntos que carecem de explicação ou informações complementares do executivo. Com essas informações e relatórios é possível cobrar medidas e soluções concretas por parte do poder executivo.

Até o momento o mandato já visitou 6 unidades de saúde, a UBS Simões Lopes, Cruzeiro, Laranjal, Sansca, Cerrito Alegre, e Grupelli. Todas as unidades devem receber a visita do vereador até o final do ano.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa - vereador Jurandir Silva (PSOL)