Você está aqui: Página Inicial / Vereador Marcio Santos acompanha apresentação de estudo de viabilidade para implantação da Pista Pública de Bicicross.

Publicado em 24/11/2022.
Estudo foi realizado pelo projeto de extensão Maquetaria Digital e pelo Programa de Sustentabilidade no Habitat Social da UCPel.

No final da tarde de quarta-feira (23/11), o vereador Marcio Santos assistiu a apresentação de um estudo de viabilidade para colocação da Pista Pública de Bicicross. O estudo foi encomendado pela associação Farrapos BMX e pelo gabinete do vereador Marcio Santos (PSDB-Pel).

A Maquetaria é um dos projetos do núcleo de extensão da Universidade Católica de Pelotas e é coordenado pela professora Fernanda Tomiello, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. É através dos projetos de extensão que professores, alunos e funcionários, juntos com a comunidade, desenvolvem projetos e propostas de interesse público.

O projeto é uma luta antiga da associação, do vereador e da comunidade, o local deve servir para a prática esportiva do Bicicross, para o surgimento de novos adeptos ao esporte - visto que Pelotas já foi, na década de 90, um grande polo do esporte a nível estadual, para receber competições e principalmente, para qualificar o espaço do canteiro central da Avenida República do Libano.

A pista pública, deve ser implementada no canteiro central da Av. República do Libano entre as ruas Raimundo Corrêa e Júlia Lopes de Almeida. As diretrizes do estudo de viabilidade incluem desenho que permite utilização tanto por iniciantes, quanto por profissionais, tratamento paisagístico dos taludes e entorno.

O estudo ainda oferece possibilidades de intervenções adicionais como; drenagem para um bom escoamento da água; iluminação para viabilizar o uso noturno da pista; circulação para facilitar o acesso seguro de pedestres, mobiliário com inclusão de bancos e lixeiras, paisagismo para manter o máximo de permeabilidade do solo.

O estudo foi desenvolvido com muito diálogo. O processo durou cerca de 3 meses e foi coordenado pela professora Fernanda Tomiello, com auxilío dos professores Ricardo Brod Méndez, Joseane da Silva Almeida, Stífany Knop e Jaqueline Peglow Pereira, todos docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Participaram também, Gustavo Xavier que é arquieto e funcionário da Maquetaria e pelos estudantes da universidade, em especial, os alunos Juliane Luçardo e o Pedro Strigger Vieira.

Ficou interessado para ver o projeto? A Maquetaria disponibilizou um link para tour virtual em espaço virtual, para acessar, basta clicar no link: https://orbix360.com/t/Epy1h6cxnoYg0QDJdEO55Aj46OJ2/5206159619260416.

Por assessoria de imprensa vereador Marcio Santos.