Você está aqui: Página Inicial / Vereador Márcio Santos acompanhado da Secretária de Saúde do Município Roberta Paganini realizaram primeira vistoria da nova Comissão de Saúde

Publicado em 10/03/2022.
Inspeção as UPAs e UBSs são novidades na forma de trabalho da Comissão

Vereador Márcio Santos (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, realizou junto à secretária de Saúde do Município, Roberta Paganini, uma vistoria ao funcionamento da UPA Bento.

A ida ocorreu na noite da quarta-feira (9). A visitação foi a primeira realizada pelo novo presidente da Comissão de Saúde da Câmara. A inspeção acompanhado da secretária de Saúde deve acontecer durante a primeira semana de cada mês. Neste mês, a visita foi impossibilitada de realizar-se nos primeiros sete dias de março devido ao feriado de Carnaval.

Para o vereador, a inspeção junto à secretária deve ajudar no diagnóstico dos problemas de atendimento. “A visita mensal tem como objetivo visualizar o que está acontecendo de errado nas UPAs. Nem tudo que acontece é repassado para secretária. Como presidente da Comissão de Saúde, trouxe essa vistoria junto à secretária para auxiliar na fiscalização e na melhora dos atendimentos.”

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara também salientou que indo as UPAs consegue ter mais conhecimento sobre a área da Saúde. “Vereador em primeiro mandato está sempre em constante aprendizado. Eu não tinha esse conhecimento, mas aceitei o desafio de ser presidente da Comissão e hoje, nessa visita ao Centro de Atendimento à Síndromes Gripais, aprendi muito sobre a logística de funcionamento de um local que funciona praticamente como uma estrutura de guerra devido a pandemia..”

À secretária de Saúde do Município, Roberta Paganini comentou que se emocionou nesta primeira visita junto a comissão, pois relembrou todos os desafios que foram superados durante a pandemia. “Para mim, essa visita foi muito emocionante. Pois lembro de quando vim para cá, com toda a equipe, pensando o que precisava fazer para estruturar o serviço. Depois estive outras vezes, mas agora nesse momento mais calmo da pandemia, olhando às salas, os serviços e quantas coisas foram mudando de lugar, e como não temos mais tantos pacientes, é gratificante ver toda essa história.”

Para a secretária, as vistorias junto ao presidente da Comissão de Saúde, são de extrema importância e vão ajudar a melhorar o sistema de saúde público. “Essa iniciativa do vereador, ela é admirável, o Marcio vir junto, me chamar para vir junto com ele, conhecer os serviços por dentro como a gente diz. Isso traz pra todos um ganho, quanto mais informações, mais propriedade a gente tem em poder avaliar os serviços ofertados por nós.”
A nova forma de trabalho da Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Marcio Santos, vai realizar uma visita mensal junto à secretária Roberta Paganini para ela visualizar o funcionamento real das unidades. A inspeção vai ocorrer de surpresa, sem aviso prévio aos centros sobre as visitas, para visualizar o real modus operandi das unidades. As visitações vão ocorrer na primeira semana de cada mês.

Por assessoria de imprensa vereador Márcio Santos (PSDB).