Você está aqui: Página Inicial / Vereador Paulo Coitinho busca instalação da Belarus em Pelotas

Vereador Paulo Coitinho busca instalação da Belarus em Pelotas

Publicado em 04/04/2024.
Empresa russa procura munícipio no RS para fabricação de pequenos tratores

Em recente viagem a Porto Alegre, o parlamentar Paulo Coitinho (CIDADANIA), se reuniu com o Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, para discutir e incentivar a possível instalação da empresa Belarus no município de Pelotas.

A Belarus que já exporta fertilizantes para o Brasil, está agora buscando parcerias com o Rio Grande do Sul para a fabricação de pequenos tratores, com potência variando entre 20 e 25 hp. O embaixador Sergey Lukashevich destacou a avançada tecnologia de Belarus na fabricação de caminhões gigantes para mineração, ônibus urbanos elétricos e mini-helicópteros sem piloto, controlados por rádio, podendo ser utilizados em variadas funções.

O assunto ainda está em fase de análise com discussões sobre a concessão de incentivos fiscais, logística e possíveis locais para a instalação da fábrica,. Prioriza-se um local de fácil acesso ao porto de Rio Grande, permitindo a exportação para países do Mercosul e África.

Pelotas popularmente conhecida como a ‘Cidade do Doce’, destaca-se pelo seu desenvolvimento socioeconômico e pela presença significativa de estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação, que contribuem para a essência acadêmica, científica, cultural e simbólica da região. Nesse contexto, a chegada da Empresa Belarus, representa uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento local, proporcionando não apenas melhorias econômicas, mas também enriquecendo o ambiente educacional e criando oportunidades de emprego para a comunidade.

O vereador líder da bancada do CIDADANIA e 1º Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, destaca os benefícios da instalação da empresa para o município de Pelotas.

Avalio como muito significativa esta visita ao Polo na capital estadual. Estive acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella onde apresentamos Pelotas e suas potencialidades. Nossa cidade está em busca de se destacar em meio à concorrência de outros municípios na corrida pela implementação da empresa Russa. Esta empresa planeja produzir pequenos tratores, visando atender às necessidades das pequenas propriedades e impulsionar o desenvolvimento rural da nossa região e do nosso Rio Grande do Sul. O estado como um todo será beneficiado com a chegada desta empresa e Pelotas está bem posicionada para recebê-la. Temos um porto estratégico, acesso facilitado às principais rodovias, pertencemos ao Mercosul e contamos com um aeroporto. Todas essas credenciais colocam nossa cidade em vantagem na atração de investimentos empresariais. Essa discussão teve início na Secretaria de Estado e seguirá seu curso em direção a Brasília, envolvendo também os empresários interessados em estabelecer suas operações no Rio Grande do Sul.” Concluiu o parlamentar.