Você está aqui: Página Inicial / Vereador Paulo Coitinho cria Projeto de Lei para instituir festa de São Jorge no calendário de eventos do município

Publicado em 25/04/2023.
O evento deve ser realizado anualmente, no dia 23 de Abril.

Neste domingo (23), foi realizada a segunda edição da procissão em homenagem à São Jorge - Ogum Guerreiro na Praça da Alfândega com saída da Gruta das mães, as margens do canal São Gonçalo. A festa reuniu centenas de pessoas em torno do monumento em homenagem à divindade.

A proposição que oficializa anualmente a procissão para o pai Ogum no dia 23 de Abril, é de autoria do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA). A comemoração consagra Ogum, um orixá de origem africana, cultuado nas religiões afro-brasileiras e popularmente conhecido pela força e coragem. A lei entrou em vigor em 2022 e legitima no calendário de eventos do município, a festa que engloba cultura, religião e história, oficialmente reconhecida pelo Poder Público.

O parlamentar ressalta sobre a importância desta inclusão no calendário de eventos da cidade para a comunidade. Ele afirma: usufruímos do único monumento da região sul em saudação à Pai Ogum e Guerreiro São Jorge. Estamos tratando de uma emenda que vai auxiliar as religiões de matriz africana, construindo uma lei específica onde os espaços de fé possam ser manifestados com respeito. Concluiu o edil.

Coitinho também busca obter uma nova imagem de São Jorge para o evento do ano que vem, com o objetivo de levar maior visibilidade para a comunidade. Estiveram presentes no festejo, centena de devotos para homenagear e aclamar a divindade.

Texto/foto: Assessoria - vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA)