Você está aqui: Página Inicial / Vereador Paulo Coitinho destina emenda impositiva para o projeto Samba de Terreiro

Publicado em 03/10/2023.
Primeira edição do projeto foi realizada na Quadra de Samba da Unidos do Fragata.

O projeto Samba de Terreiro tem o objetivo de unir o gênero musical afro-brasileiro em conjunto com o espaço de religião matriz africana, com o propósito de fomentar a resistência cultural e histórica da cultura negra. O evento foi realizado no Domingo (17), na quadra de samba Unidos do Fragata das 16:00 às 21:00 horas.

A primeira edição do projeto foi composta por repertório de rezas e pontos em exaltação e saudação às entidades e divindades da Umbanda assim como, a reprodução dos clássicos de grandes nomes do samba. Samba de Terreiro faz homenagem ao gênero musical que se originou das periferias e se tornou referência internacional da cultura brasileira. Além disso, o evento arrecadou donativos que foram entregues a Secretaria Municipal de Assistência Social, em prol daqueles que necessitam, principalmente nesse período de fortes chuvas na região.

O vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), ressalta sobre a importância do projeto para o município, sendo uma das cidades mais negras do Estado. Ele salienta. “Revivemos nessa edição o que já ocorria há aproximadamente cem anos atrás. Promovemos o encontro do nosso povo para saudar os Orixás de maneira alegre e respeitosa. Esta prática de tornar pontos em ritmo de samba, também é relembrar aquela etnia que criou o samba no Brasil, ou seja, o povo afrodescendente que sofreu e ainda sofre com a intolerância religiosa e racial do país.” Concluiu o parlamentar.

A segunda edição do Samba de Terreiro deve acontecer no dia 22 de Outubro, na mesma localização que a edição anterior, na quadra de samba Unidos do Fragata. Para participar do evento, é necessário adquirir o ingresso, no valor de dez reais para participar da segunda edição do Samba de Terreiro.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa vereador Paulo Coitinho - Câmara Municipal de Pelotas