Você está aqui: Página Inicial / Vereador Paulo Coitinho encaminha Projeto de Lei em homenagem a Banda Lua Cheia

Vereador Paulo Coitinho encaminha Projeto de Lei em homenagem a Banda Lua Cheia

Publicado em 14/07/2023.
Iniciativa declara a banda integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Pelotas.

No dia 4 de julho a Câmara de Vereadores através do parlamentar Paulo Coitinho (CIDADANIA), encaminhou Projeto de Lei em condecoração ao grupo de swing balanço pelotense, Lua Cheia. A ementa prevê a banda como membro do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A banda teve ínicio em 1998, com encontros sucedidos no bar denominado Lua Cheia , localizado no bairro Laranjal , que após um tempo deixou de funcionar. Fãs de grupos como Raça Negra e Negritude Júnior, os músicos saem do percussivo e fundam a banda. No ano de 2014, o grupo perdeu seu fundador e vocalista Gérson Brasil, após ser acometido por AVC’S. O intérprete pediu a sua irmã Mirim, que desse segmento na banda, abraçando seus companheiros.

Atualmente Lua Cheia carrega uma maior visibilidade devido sua tragetória, presentes em diversos eventos culturais de Pelotas e região, reunindo centenas de pessoas em suas apresentações e carregando o legado de Gérson em todos os seus shows.

O proponente da ação, o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), ressalta sobre a importância do reconhecimento do grupo como parte da história do município. Ele salienta. “A banda Lua Cheia já tem 35 anos e representou o município inclusive no exterior. Homenagear esse grupo que transporta o nome de Pelotas através da música, reforça a importância desta banda como bem imaterial e cultural para a comunidade.” Concluiu o parlamentar.

A banda completa os seus 35 anos de carreira no próximo mês. O evento em festejo a trajetória do grupo, ocorrerá no dia 19 de Agosto no Clube Diamantinos, localizado na rua Gonçalves Chaves, número 956, no Centro de Pelotas.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa - vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA)