Você está aqui: Página Inicial / Vereador Paulo Coitinho fomenta a capoeira no município

Vereador Paulo Coitinho fomenta a capoeira no município

Publicado em 16/04/2024.
Parlamentar destinou três Projetos de Lei em incentivo à expressão cultural

O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal e líder da bancada do CIDADANIA no parlamento pelotense, o vereador Paulo Coitinho, destinou Projetos de Leis em benefício a diversos segmentos da sociedade. Entre as proposições, três delas se destacam para o incentivo do reconhecimento e prática da capoeira, expressão artística que carrega a herança cultural afro-brasileira.

A capoeira é uma manifestação que envolve elementos de dança, artes marciais, música, jogos e religiosidade. Seu surgimento foi protagonizado por negros escravizados no Brasil Colônia em forma de resistência a opressão dos senhores e preservação de suas identidades culturais. A prática é caraterizada por golpes, movimentos e acrobacias em solo ou de forma área. No ano de 2008, a capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN e em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

No município de Pelotas, o Projeto de Lei ordinária de número 02/2024, com proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), altera a Lei Ordinária 4598/2000 que destina a área do Mercado Público Central, localizado na Praça 7 de Julho , para a prática da Capoeira. Além disso, prevê a designação do nome de ‘Espaço Capoeira Ginga’ região formada pelas ruas XV de de Novembro e esquina Tiradentes. A proposta não somente enriquece a importância da arte cultural para a população como, fomenta o incentivo desta para estabelecer o fácil acesso do público.

Outro Projeto de Lei de número 10/2024, declara a Capoeira Integrante do Patrimônio Histórico- Cultural Imaterial do Município de Pelotas. A prática que é realizada desde o período do Brasil Colônia, foi descriminalizada e marginalizada . A permanência da representação cultural afro-brasileira, é símbolo do povo negro escravizado e seus descendentes, a fim de, manter suas heranças culturais.

Já o Projeto de Lei de número 12/2024, faz o reconhecimento da arte e instituí a Semana da Capoeira na cidade de Pelotas. O período deve ser celebrado anualmente entre os dias 11 e 17 de Fevereiro. A criação do período dedicado a expressão artística, promove o resgate do legado cultural para a comunidade e fomenta a criação de um período dedicado á reflexão e debate sobre o tema. Atualmente, a Capoeira é presente no município em diversos espaços e caracteriza um importante instrumento para ressignificar a presença da cultura negra em Pelotas.

O proponente das ações, o parlamentar Paulo Coitinho (CIDADANIA) salienta sobre a importância das Leis para o fomento da cultura negra no município e o reconhecimento da prática para a comunidade local . Ele salienta. “A aprovação das três Leis sobre a Capoeira em Pelotas marca um marco importante para o resgate da cultura negra na cidade. A Capoeira, como expressão de arte, cultura e resistência, é uma das principais referências da cultura negra no Brasil. Essas leis são o resultado do meu mandato e do trabalho colaborativo com os capoeiristas locais, agora oficialmente reconhecidos pela legislação municipal".

Por assessoria do vereador Paulo Coitinho.