Você está aqui: Página Inicial / Vereador Peixoto garante emenda de meio milhão de reais para a Colônia Z-3

Vereador Peixoto garante emenda de meio milhão de reais para a Colônia Z-3

Publicado em 03/10/2023.

O vereador Antônio Peixoto, PSD, obteve sinal verde para a liberação de R$ 500 mil via Ministério da Pesca, por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Luciano Azevedo, PSD, para os pescadores de Pelotas. O recurso tem uso exclusivo para compra de veículos que melhorem a qualidade de trabalho dos pescadores artesanais de Pelotas nas próximas safras.

Em reunião com o vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Rural Idemar Barz na manhã desta segunda (02), foram apontadas as necessidades para que seja acessado o recurso federal, a aquisição de um lote de 4 a 5 barcos com motor e um caminhão frigorífico. “Muito importante esses recursos virem para Pelotas. Eles poderiam ter outro destino, mas fomos atrás. Vai ajudar os pescadores a enfrentar os desafios de uma safra que está por vir em meio a grandes dificuldades por conta das enchentes”, avalia Peixoto.

Luta pelo Seguro Defeso

O defeso na Lagoa dos Patos já acabou. A pesca volta a ser permitida, mas as cheias causadas pelo excesso de chuvas na região ameaçam a atividade pesqueira na Lagoa dos Patos. Diante disso, Peixoto entrou na luta pela prorrogação do Seguro Defeso. Para auxiliar os trabalhadores da pesca, o governo federal oferece esse benefício mensal no valor de um salário mínimo, para que eles possam suprir o período sem poder exercer sua atividade. “No entanto o cenário é desfavorável, temos mais de 300 pessoas atingidas em Pelotas que estão fora de casa por causa das enchentes, sobretudo na Colônia Z-3 e Pontal da Barra, então é necessária uma garantia de sobrevivência destas famílias de pescadores”, pondera Peixoto. A quarta e última parcela do Seguro Defeso foi paga no fim de setembro.

Por isso, o vereador acionou o deputado federal Luciano Azevedo (PSD) e o deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) para solicitar ao Governo Federal a prorrogação do benefício por mais quatro meses. O apelo surtiu efeito e nesta segunda (02), o deputado Luciano cumpriu agenda no Ministério da Pesca e Aquicultura em Brasília, oportunidade em que a reivindicação foi levada ao ministro André de Paula, também do PSD. “É um pedido que o vereador Peixoto me trouxe e que lutaremos para que seja atendido diante da situação de milhares de pescadores gaúchos atingidos pelas enchentes”, afirmou o parlamentar federal.

Texto/foto: Assessoria de Imprensa - vereador Antonio Peixoto