Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda entrega abaixo-assinado pela implementação de psicólogas(os) e assistentes sociais nas Escolas do município

Publicado em 02/09/2022.

Na última terça-feira (30), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) esteve reunida com a secretária de Educação, Adriane Silveira, para entregar a coleta de quase 3 mil assinaturas para a implementação de profissionais de Psicologia e Assistência Social na rede municipal, com a regulamentação da Lei Federal 13.935/2019. Na ocasião, também foram entregues outras demandas referentes à educação, encaminhadas pela comunidade escolar e através da fiscalização nas escolas.

Entre as demandas, estão a falta de professores, chamamento nos concursos públicos, cobertura no pátio da escola no Monte Bonito, praça para a Escola Nossa Senhora de Lourdes no bairro Fragata, a questão da merenda escolar e a falta de materiais nas escolas.

Segundo a secretária Adriane, a implementação de Psicólogas(os) e Assistentes Sociais por zoneamento, perímetro urbano e rural é um primeiro passo para fazer um mapeamento da demanda de atendimento voltado às questões pedagógicas e acompanhamento da comunidade escolar, interligado a outras secretarias.

A secretária também alegou que estão sendo realizados os chamamentos dos profissionais da educação, porém esbarram também nas questões burocráticas e da desistência de quem é chamado para a vaga, segundo Adriane, até chamar outro profissional leva aproximadamente 20 dias.

Sobre a questão, a vereadora Fernanda comenta: “Na nossa avaliação, isso se dá por conta da baixa remuneração que o município está oferecendo aos profissionais, infelizmente por ter aprovado a Lei “cavalo de Tróia” no início do ano, que retirou direitos dos professores.”

Com relação às obras, conclusão e reformas, a secretária alegou que os recursos estão sendo retirados do próprio município, com uma fila de prioridades nesta área, mas obras e reformas serão concluídas conforme demanda já programada. Na questão da merenda escolar, afirma que houve problemas com alguns fornecedores e os alimentos tiveram que ser devolvidos. A secretária ainda solicitou que as escolas notifiquem em tempo hábil a não entrega de insumos para merenda, para que possam ter alternativa na entrega.

O mandato da vereadora Fernanda continuará fiscalizando e cobrando a implementação dos serviços de Psicologia e Assistência Social com brevidade, para atender a toda comunidade escolar da zona urbana e rural de Pelotas.

Por assessoria de imprensa vereadora Fernanda Miranda (PSol)