Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda fiscaliza Centros de Atenção Psicossocial e constata insuficiência de pessoal na rede

Publicado em 05/06/2023.

A vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e sua equipe deram sequência às ações de fiscalização aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na última semana. Um dos principais problemas constatados foi a insuficiência de psicólogos e assistentes sociais para dar conta da demanda de casos recebidos pelos Centros.

Após a visita na CAPSi Canguru na última semana, Fernanda esteve também no CAPS Baronesa, no CAPS Fragata e no CAPS AD III. Os três Centros de Atenção Psicossocial enfrentam dificuldades com a falta de pessoal, comprometendo os atendimentos e ocasionando em desvio de funções. Muitas vezes, enfermeiros, técnicos de enfermagem ou mesmo estagiários precisam assumir funções que seriam dos assistentes sociais ou psicólogos. Tanto o CAPS do Fragata, quanto o da Baronesa contam com apenas um assistente social. No caso da Baronesa, a única assistente social não é nem lotada naquela unidade, atendendo no local apenas com suas horas extras. Já os psicólogos, a CAPS Fragata conta com apenas dois e o da Baronesa com dois pelo período da manhã e apenas um à tarde. O que é extremamente insuficiente para a demanda que só cresceu nestes últimos anos. No CAPS AD (Álcool e Drogas) os problemas se repetem.

Outro grave problema verificado é a falta de uma linha telefônica. Isso impossibilita o contato de pacientes para agendamentos ou busca por informações. “No CAPS Fragata, no momento da visita, vimos a chegada de uma paciente que foi até o local, gastando com deslocamento, para uma oficina que havia sido desmarcada ” comentou Fernanda. “Sabíamos de muitos dos problemas, mas não tínhamos a dimensão do nível de precarização que os CAPS estão enfrentando, principalmente após a pandemia", completou.

Ainda foram constatados outros problemas como falta de informações sobre protocolo de emergência, falta de materiais, falta de manutenção em instalações elétricas e em outros utensílios. Sem cozinheiras, os CAPS oferecem apenas um pequeno lanche que não atende a real necessidade de seus usuários.

“Seguiremos fiscalizando os CAPS e encaminhando as demandas através de Pedidos de Informação e Providências, para que sejam solucionadas. Nossa luta é por uma Rede de Atenção Psicossocial forte, integrada e que atenda usuários, familiares e toda a população que necessita, com qualidade, dignidade e em liberdade” complementou a parlamentar.

Texto/ foto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)