Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda Miranda acompanha assinatura de Termo para implementação da Central de Libras em Pelotas

Publicado em 10/04/2024.

A vereadora Fernanda Miranda (PSOL) participou, na última quinta-feira (4), da cerimônia de assinatura do termo de colaboração entre Município e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, que marca o início da execução da Central de Implementação de Libras em Pelotas. A cerimônia ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e contou com autoridades e representantes da comunidade surda e com deficiência auditiva.

A Central de Libras visa facilitar o atendimento em órgãos públicos com a intermediação da comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva, surdos e surdocegos, usuários ou não de Libras, por profissional devidamente qualificado. Este profissional tradutor e intérprete de libras realizará seu atendimento a distância por vídeo chamada, chat de comunicação ou aplicativo de celular.

A luta da comunidade surda pela implementação da Central de Intérpretes de Libras é histórica no município. Desde o primeiro ano de mandato, a vereadora do PSOL esteve junto nesta luta com a Associação dos Surdos de Pelotas, propondo projetos, destinando verbas, realizando audiências e reuniões, e mobilizados junto à população na luta por essa importante conquista. Em 2021, a vereadora Fernanda destinou uma emenda de 45 mil reais para garantir a estrutura física para a implementação da Central de Libras.

Com a assinatura do contrato com a empresa OSC que será responsável pela implementação da Central, o prazo é de 30 dias para o serviço começar a ser ofertado. Ainda não é o formato pelo qual a comunidade surda de Pelotas vinha lutando, mas é um primeiro passo para o oferecimento deste serviço nos órgãos públicos do município.

A cerimônia contou com as presenças  da prefeita Paula Mascarenhas, do secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, da chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Gustavo Azevedo, assessoria da vereadora Miriam Marroni e membros da Associação de Surdos de Pelotas.

O vice-presidente da Associação de Surdos de Pelotas, Jean Michel, pediu para que a Central de Libras seja amplamente utilizada e divulgada, já que é um direito da comunidade. Destacou ainda que a Central será grande passo para que a comunidade surda garantir cada vez mais sua autonomia.

Como funcionará:

Para utilizar os serviços da Central será necessário realizar o cadastro prévio com RG, CPF e comprovante de residência. Após isso, o usuário interessado deve realizar o agendamento, solicitado por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone, computador, tablet, ou de forma presencial.

Nos serviços públicos oferecidos pelo Município nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, respeitará uma fila de espera, seguindo critérios de emergência e atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h, e no mínimo um profissional intérprete de Libras atuará em cada turno.

O mandato da vereadora Fernanda Miranda seguirá acompanhando os próximos passos, divulgando e fiscalizando assim que o serviço entrar em vigor.

Por assessoria da vereadora Fernanda Miranda (PSol).