Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda Miranda cobra em sessão mais políticas de inclusão para pessoas em situação de rua

Publicado em 29/07/2021.

Na sessão (28) da câmara de vereadores Fernanda Miranda (PSOL) fala sobre a importância das ações mitigatorias ao enfrentamento do aumento de pessoas em extremo estado de vulnerabilidade que encontram-se em situação de rua, mas ressalta que é preciso ir além, que há necessidade em investimento em mais políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas e que as tornem agentes ativos das políticas que as incluam.

A vereadora do PSOL também trouxe dados apresentados pela Secretaria de Assistência Social no início deste ano, onde 1933 pessoas haviam passado pelo centro POP, destas quase a totalidade faz uso de álcool e outras drogas e um número significativo é de usuário de serviço em saúde mental. Nesse sentido, Fernanda Miranda cobrou ampliações de serviços que atendessem essa populações, como o consultório de rua e serviço de redução de danos, que encontram-se com equipes defasadas, muitas vezes sem insumos e com ausência de psicólogos.

"A secretaria de assistência social nem deveria ter um serviço pontual para atender pessoas em situação de rua, porque essa população nem mesmo deveria estar nas ruas. Deveriam ser garantidos os direitos fundamentais de moradia para todas e todos. Eu sempre questiono, quando estamos aqui ocupando este espaço de decisão quais são os projetos que cada um de nós está defendendo: é um projeto de inclusão, de diminuição da desigualdade social ou é um projeto que entrega dinheiro público para instituições que não atendem o interesse da maioria da população e terceiriza responsabilidades? É necessário fazer toda uma reflexão crítica do porquê certas situações existem e cobrar do poder público a garantia de direitos e a ampliação destes para todas e todos" completou a parlamentar.

Texto: assessoria da vereadora