Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda questiona prefeitura sobre plano de prevenção de enchentes para o inverno

Publicado em 22/03/2023.

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (21), foi aprovado por unanimidade um Pedido de Informações da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) questionando a gestão municipal acerca do plano de prevenção do município para enchentes e alagamentos. O Pedido será encaminhado ao Poder Executivo através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP).

Durante a votação, a vereadora defendeu que a própria população tem questionado sobre como o município está se preparando para o inverno: "A gente vê os canais sujos, com bastante mato, que pode prejudicar o escoamento dessa água. A nossa cidade é uma cidade plana, de muitos banhados, extremamente úmida e antes de começar o inverno é preciso se organizar e estar preparado para um volume de chuvas mais elevado. É importante prevenir com antecedência pois é a população mais pobre e mais vulnerável que sofre com o risco de alagamentos, prejuízos e com os impactos trágicos de uma enchente." afirmou a parlamentar.

Segundo estudos de diferentes entidades Meteorológicas, o fim do fenômeno climático "La Niña" indica que o inverno de 2023 deve ser mais rigoroso em relação aos anos anteriores, tanto no que se refere a temperaturas mais baixas, como em volume de chuvas mais elevado.

O mandato da vereadora Fernanda também encaminhou um Pedido de Providências solicitando a limpeza geral e desobstrução de canais, galerias e canaletas da cidade como uma ação importante de prevenção de alagamentos decorrentes de chuvas previstas para o próximo inverno.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fernanda Miranda

Foto: Volmer Perez