Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda relembra os 4 anos da denúncia dos exames citopatológicos

Vereadora Fernanda relembra os 4 anos da denúncia dos exames citopatológicos

Publicado em 13/07/2022.

Na última terça-feira (12), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) subiu à tribuna para relembrar os 4 anos da denúncia dos exames citopatológicos e se solidarizar com as três mortes de mulheres e inúmeras vítimas dos falsos negativos. A vereadora também convidou a população para participar de uma vigília em nome de Greice, Ieda e Emanuele, às 17 horas em frente a Prefeitura, organizada pela frente feminista 8M Pelotas para lembrar o caso e cobrar justiça.

A denúncia, feita a partir de servidores da UBS Bom Jesus, é referente aos resultados dos exames citopatológicos que vinham com laudos de forma padronizada há um extenso período, conforme relatou na CPI da Câmara Municipal a médica que atuava na unidade. Em Audiência Pública solicitada pelo Movimento Pela Vida das Mulheres (MOB), à época, uma das vítimas fatais, Dona Ieda Ávila, relatou que era uma paciente padrão e que seus exames papanicolau sempre vieram com resultado normal. Em consulta de rotina, a ginecologista pôde constatar a lesão a olho nu, já em estado avançado para câncer. Na mesma oportunidade, a usuária do SUS Ana Maria Nobre relatou ser uma sobrevivente do carcinoma epidérmico grau 3, após receber resultados de exame com laudo negativo para malignidade antes e após já estar em tratamento para câncer.

As investigações feitas pelo MP foram encerradas sem conclusão de fraude com base em investigações das lâminas feitas fora do período da denúncia e em números insuficientes, realizadas pelo IGP.

A parlamentar pontuou que o movimento organizado de mulheres na cidade seguirá lutando pela memória das vítimas fatais e por todas as vítimas do falso negativo, cobrando a contratação de um laboratório de tipo II, como preconiza a lei e não é cumprido pelo município, o que possivelmente evitaria essa tragédia.

Por assessoria de imprensa vereadora Fernanda Miranda (PSol).