Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Fernanda reúne com secretária de saúde sobre saúde das mulheres

Vereadora Fernanda reúne com secretária de saúde sobre saúde das mulheres

Publicado em 14/10/2022.

Na tarde desta quinta-feira (13), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) esteve em reunião na Secretaria Municipal de Saúde com a secretária Roberta Paganini e equipe, para acompanhar a aplicação da emenda impositiva destinada pelo mandato da vereadora para ações na saúde da mulher.

Na ocasião, foi apresentado o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe, voltado à divulgação de informações para o Outubro Rosa, bem como a capacitação de profissionais e o calendário de ações propostas para o mês. A vereadora Fernanda reforçou a proposta da ação “Carro do Óvulo”, uma iniciativa que acontece em Porto Alegre e que divulga os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres através de um carro de som que passa nas ruas e bairros da cidade.

Sobre isso, a vereadora coloca: “É muito importante informar as mulheres sobre todos os tipos de contraceptivos disponíveis na rede, seus direitos sexuais e reprodutivos, onde e como acessar e que essa informação circule para além das unidades e locais de saúde”.

Segundo a secretária, alguns ajustes técnicos estão sendo realizados para viabilizar o projeto e a perspectiva é de que ainda no mês de outubro a ação do carro aconteça.

Durante a reunião, o mandato da vereadora Fernanda entregou uma série de questionamentos, através de Pedidos de Informação, com relação aos seguintes temas: Exames de mamografia; exames citopatológicos; acesso ao aborto legal e planejamento familiar. “Aguardamos as respostas oficiais no tempo regimental e seguiremos acompanhando e cumprindo nosso papel fiscalizador”, completa.

Por assessoria de comunicação vereadora Fernanda Miranda (PSOL).