Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Miriam Marroni preside a Audiência Pública sobre XI Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Publicado em 04/04/2024.

Na última segunda-feira (01), a vereadora Miriam Marroni (PT) presidiu a
Audiência Pública sobre XI Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, que ocorreu na Câmara Municipal de Pelotas. Nela inúmeras questões foram discutidas, como a criação de políticas públicas, a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, informar a sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), entre outros pontos.

A vereadora Miriam Marroni recebeu uma carta com reivindicações e
demandas dos autistas. Ela foi elaborada e escrita pelos alunos do Centro de Atendimento Ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, e foi entregue pelo Alexandre Heizel, que é autista, auxiliar pedagógico no centro de atendimento e aluno da Pedagogia na UFPel.

Durante a audiência foram apresentadas algumas das reivindicações da
carta, começando pela troca dos sinais barulhentos, que causam grande
desconforto, por músicas de tom mais suave, na troca de horários. Também foi sugerida a criação de comitês nas escolas e universidades composto por alunos com deficiência. Além disso, eles solicitaram que a prefeitura oportunize estágios remunerados para pessoas com TEA.

A audiência contou com a presença de inúmeros representantes de
entidades, organizações e centros de atendimento relacionados à autistas. Entre eles, AMPARHO( Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico), Centro de Atendimento Ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, APADPEL (Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de  elotas), Conselho das Pessoas com Deficiência, etc.

Texto e foto por assessoria de comunicação da vereadora Miriam Marroni (PT).