Você está aqui: Página Inicial / Vereadores acompanham situação preocupante do corredor da Castilho

Vereadores acompanham situação preocupante do corredor da Castilho

Publicado em 26/04/2022.

Na manhã desta segunda-feira (25), o vereador Michel Promove (PP) fez uma visita no local conhecido popularmente como Corredor da Castilho. A região passa pela situação precária de pobreza, além da extrema vulnerabilidade social em que vivem as pessoas da localidade.

Essa não foi a primeira vez do parlamentar no bairro, mas essa visita em questão, foi motivada pelo seu discurso na tribuna no Plenário Municipal, onde denunciou algumas irregularidades, motivando o presidente da Casa, Marcos Ferreira (Marcola - PTB) a comparecer para avaliar ações imediatas que o poder legislativo possa contribuir na resolução de alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.

''É uma situação bem preocupante e o papel da Câmara é estar presente nos bairros e acompanhando a situação. Vamos encaminhar junto ao poder executivo a necessidade urgente de uma ação no local. A Casa está atenta e disposta ajudar no que for possível dentro da lei'', afirma o presidente Marcola.

O vereador Michel Promove, ressaltou a importância da sociedade pelotense em conhecer as dificuldades que os moradores estão vivendo, além da necessidade de uma intervenção imediata para ajudar os mesmos.

''A situação que se encontra aqui é terrível, isso que viemos em um dia de tempo nublado, mas em dias de chuva é impossível o acesso. E o nosso mandato é pautado nisso, em fiscalizar e estar perto daqueles que mais precisam, tentando assim, sustentar as garantias mínimas”, disse Promove que completa: “As pessoas não tem acesso a saneamento básico, muitas famílias, que são pessoas pagadores de impostos, não tem condições de viver neste meio”, acrescenta o parlamentar.

O vereador Paulo Coitinho (Cidadania), esteve junto da comitiva e na condição de presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, destacou a importância do legislativo e executivo em identificar os moradores e as demandas no intuito de trabalhar por melhorias no local.

''Precisamos priorizar a questão da regularização fundiária daquela localidade. Muito perto dali existia uma ferrovia, o que dificultou o trabalho da empresa contratada para fazer a regulação daquele espaço e ao entorno, e ainda não foi finalizada. O documento é uma peça jurídica importante de identificação de quem são os verdadeiros residentes e há quanto tempo estão. Até para futuros investimentos do município, da Secretaria de Habitação, de alguns moradores que ali residem, que possam ter linhas de crédito precisam ter esse processo de regulação fundiária completa”, analisa Coitinho.

O morador Henrique Santos, de 42 anos, mora na Castilho desde o início da ocupação e evidenciou um pouco da realidade vivenciada no local.

''A gente vive no meio do esgoto, que atrai ratos e outros bichos. A gente não pode tomar um mate na frente da casa, porque o cheiro é muito forte. Está horrível, quando chove ficamos no meio da água, tem dia que não dá pra levar meus filhos pro colégio. Não tem como passar. Pra trabalhar, tem que molhar tênis, depois não tem outro pra botar”, relatou o morador.

Michel Promove, destinou uma verba de R$ 100 mil via emenda parlamentar para começar as obras de saneamento, entretanto o projeto completo do está orçado em R$ 200 mil, verba que será buscada pelo legislativo como prioridade nas próximas semanas.