Você está aqui: Página Inicial / Vereadores acompanham trabalho da Secretaria de Segurança

Vereadores acompanham trabalho da Secretaria de Segurança

Publicado em 06/01/2022.
Parlamentares foram conversar sobre um suposto abuso de autoridade

Um caso repercutiu muito nas mídias sociais da cidade nos últimos dias: um suposto caso de abuso de autoridade por parte de agentes da guarda municipal. Com o papel de fiscalizar as ações do poder executivo, os vereadores Marcos Ferreira (Marcola – PTB), presidente da Câmara e Paulo Coitinho (Cidadania), estiveram nesta quinta-feira na sede da Secretaria de Segurança. Recebidos pelo corregedor da Guarda Municipal (GM), Odyr Rocha, por seu assessor, Sandro Carvalho e por Jairo Santos, assessor do secretário José Apodi Dourado, os parlamentares buscaram explicações por parte do órgão competente.

“Viemos em busca de esclarecimentos para um fato que chegou até nós. A GM sempre zelou pela segurança dos pelotenses com um ótimo trabalho pelas ruas. Vamos respeitar os processos legais, mas buscamos informações sobre as medidas que a secretaria de segurança está tomando”, disse o presidente Marcola.

O vereador Coitinho salientou a cobrança da população aos parlamentares para uma averiguação do caso.

“Com muita transparência e tranquilidade o poder legislativo veio até a secretaria ouvir o corregedor e saber quais são os próximos procedimentos que serão adotados sobre o acontecido”, disse o 1° secretário da Câmara.

De acordo com Rocha, os dois guardas envolvidos seguem trabalhando de forma interna com objetivo de preservar a integridade física dos agentes e isenção no procedimento legal.

Entenda: De acordo com os cidadãos, o caso aconteceu na vidada do ano, por volta da 1 hora e 30 minutos. No relato, a família com quatro pessoas, estava em um carro deslocando-se pela Avenida São Francisco de Paula e, devido ao baixo movimento, a condutora passou pelo sinal vermelho de um semáforo sem parar. Segundo eles, o carro da Guarda Municipal abordou o veículo e os agentes tiveram uma conduta violenta, chegando a agredir dois dos ocupantes do veículo.