Vereadores aprovam encaminhamento de 25 pedidos de informações
A segunda sessão representativa do período de recesso parlamentar do Legislativo de Pelotas, realizada nesta terça-feira (13), contou com centenas de documentos protocolados, entre os quais 404 pedidos de providências, 25 de informações e duas moções. Saúde liderou as discussões no plenário, com 21 questionamentos aprovados e encaminhados ao Executivo. A sessão foi presidida pelo 1º vice-presidente, vereador Marcelo Bagé (PL).
No horário dedicado ao grande expediente, o vereador César Brisolara (PTB) ocupou a tribuna e apresentou um vídeo sobre a falta de manutenção da rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, na Guabiroba. Há meses, o parlamentar solicita reparos na pavimentação da via. A quantidade de buracos grandes e profundos desestabiliza o trânsito e é responsável, até mesmo, por acidentes envolvendo tanto veículos como pedestres. O não atendimento aos sucessivos pedidos de sua autoria, aprovados pela Câmara, revela-se como descaso do Município na avaliação do vereador.
Vinte e cinco pedidos de informações foram protocolados para a ordem do dia da sessão. Vinte e um, sobre saúde, são de autoria dos vereadores Michel Promove (PP), Tauã Ney (PSDB) e Daniel Fonseca (PSD). Os quatro restantes são de Arthur Halal (PP), sobre gastos nos festejos de ano novo no Laranjal, de César Brisolara (PSB), sobre execução de emendas impositivas, de Daniel Fonseca (PSD), sobre programa de habitação, e de Cauê Fuhro Souto (PV), sobre exercício financeiro/2025 do Município.
Os 21 pedidos de informações sobre saúde geraram manifestações de vereadores, que apontaram necessidade de reavaliação, planejamento, organização de custos e prioridades a serem definidas pelo Município para melhor atender os usuários do sistema de saúde pública.