Você está aqui: Página Inicial / Vereadores buscam esclarecimentos sobre protocolos de atendimento

Vereadores buscam esclarecimentos sobre protocolos de atendimento

Publicado em 31/05/2022.
Após pedidos da comunidade, presidente da Câmara e presidente da Comissão de Saúde realizam reunião com direção do HE – UFPel (Ebserh)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira (Marcola), esteve junto ao presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcio Santos (PSDB) na tarde desta terça-feira (31), em reunião com a direção da ala pediátrica do Hospital Escola (HE) da Universide Federal de Pelotas (UFPel). O motivo do encontro foram as diversas demandas recebidas pelos parlamentares sobre os protocolos de atendimento da instituição.

Durante a reunião, foi questionado pelos vereadores as ações adotadas pela enfermaria do HE para os pacientes que necessitam de atendimento no local. A instituição explica que o sistema é uma medida de segurança para evitar a disseminação de doenças respiratórias, não só do coronavírus, mas também de outras doenças sazonais (aquelas que acontecem em uma única estação do ano, devido a diversos fatores).

A direção do hospital informou prestar toda assessoria às famílias dos usuários internados, com equipe multidisciplinar e acesso ao serviço social, para suprir todas as necessidades durante o período de internação.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira, explicou o por quê da reunião: "Estamos aqui para ouvir o HE porque queremos o melhor no fluxo dos atendimentos. Analisarmos a questão do isolamento para ver se realmente tem o funcionamento para que a população possa também saber quais seus direitos, visando debater a ploriferação do Covid-19 e de outras doenças respiratórias."

Para o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcio Santos, a ida à instituição ajuda a entender o funcionamento do Hospital Escola. Além disso, a comissão vai realizar um trabalho conjunto para melhorar na divulgação dos serviços prestados. "As idas às unidades de saúde do município já fazem parte da agenda da Comissão de Saúde. Hoje, foi uma visita para levarmos o que chegou até nós e compreender o funcionamento do protocolo de entrada do Hospital Escola. Agora, vamos auxiliar com alguns VTs na TV Cânara, com objetivo de difundir os serviços prestados pelo hospital à comunidade pelotense."

Também estiveram presentes na reunião, Flávio Chiuchetta, médico chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Cristiane Neutzling, gerente de Atenção à Saúde, Carolina Ziebell, superintendente do HE, Bruna Gazoni de Souza, médica infectologista do HE, Caroline Hoffman, diretora da Atenção Especializada e Hospitalar, e Aline Machado, diretora da Vigilância e Saúde.

Por assessoria do vereador Marcio Santos (`PSDB).