Você está aqui: Página Inicial / Wilma Crochemore é homenageada pelo vereador Cristiano Silva (UNIÃO)

Wilma Crochemore é homenageada pelo vereador Cristiano Silva (UNIÃO)

Publicado em 08/03/2023.
Personalidade importante, na tradição doceira de Pelotas, recebeu o Prêmio Mulher Doce e Guerreira na manhã desta quarta-feira (08).

O Dia Internacional da Mulher, marcou as homenagens para personalidades femininas, na Câmara Municipal. Por meio de iniciativa do vereador Cristiano Silva (UNIÃO), Wilma Crochemore, recebeu a premiação Mulher Doce e Guerreira.

Aos 91 anos, Wilma, descendente de alemães e franceses, nasceu na Vila Nova, 7º Distrito de Pelotas. Aprendeu ainda menina a produzir compotas de pêssego em calda com a sua avó paterna.

Casou-se com Nelson Antonio Crochemore, alguns anos após o matrimônio, o casal passou a dedicar-se à produção de compotas, produção já familiar para Wilma e mais adiante, em meados de 1980, junto dos filhos Ricardo e Paulo, criaram a fábrica Doces Crochemore.

Na fábrica, Wilma exerceu um papel importante de liderança, tendo em vista seu conhecimento em relação a produção e as receitas caseiras de doces. Hoje, com quase 92 anos, continua sendo inspiração para inúmeras gerações.

Para o proponente da homenagem, vereador Cristiano Silva, conceder o prêmio para Wilma, é uma forma de reconhecer também o trabalho de tantas mulheres do campo. O parlamentar ressalta: ‘‘há 40 anos os Doces Crochemore, levam o sabor do interior, para as mesas de tantos pelotenses. Esse reconhecimento para a matriarca, é uma forma que encontrei de reconhecer o trabalho de tantas mulheres do nosso interior, que com as mãos, garantem sustento e enriquecem a produtividade do nosso Município.”

Texto: Assessoria vereador Cristiano Silva (UNIÃO)

Foto: Volmer Perez