Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública sobre Mercado Central será dia 3

Audiência pública sobre Mercado Central será dia 3

Publicado em 26/01/2026.
Data resulta de acordo entre a Câmara de Vereadores e os permissionários do prédio histórico
Audiência pública sobre Mercado Central será dia 3

Foto/Reprodução: Divulgação

Dia 3 de fevereiro, às 19h, no plenário do Poder Legislativo, será realizada audiência pública sobre a situação estrutural do Mercado Central. Data e horário resultaram de acordo entre vereadores e permissionários do prédio histórico. A audiência resulta da fusão das proposições do presidente da Câmara, Michel Promove (PP) e do titular da Comissão de Cultura e Turismo, Ronaldo Quadrado (PT).

Conforme acordado em plenário, na sessão representativa do dia 20 deste mês, serão convidados os secretários municipais de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Josue Viegas da Fonseca; do Turismo, Danilo Rodrigues; da Cultura, Carmem Vera Roig; de Urbanismo, Otávio Peres; e, de Planejamento e Gestão, Salvador Mandagará Martins. Para os presidentes da Câmara e da Comissão de Cultura e Turismo, vereadores Michel Promove e Ronaldo Quadrado, a presença dos secretários é de fundamental importância para que as tratativas de agilização do início das obras estruturais avancem.

O envolvimento efetivo do Legislativo com questões de conservação do prédio do Mercado Central fortaleceu-se com a visita, na quinta-feira (15), de comissão da Associação dos Permissionários, que procurou a Câmara para pedir ajuda. Na tarde da véspera, quarta-feira (14), Pelotas registrou a ocorrência de forte chuva, causando sérios transtornos às instalações do comércio do Mercado. As calhas obstruídas não deram vencimento à vazão da água e houve, inclusive, fogo em parte da fiação elétrica.

Obras de revisão e conservação da infraestrutura do prédio histórico, segundo permissionários, são gestionadas durante anos, sem resposta concreta. Para agilizar solução, a Câmara reunirá as partes envolvidas, com olhar voltado à preservação do patrimônio e à segurança dos comerciantes, visitantes e frequentadores.