Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova moção de apoio à cadeia produtiva do arroz

Câmara aprova moção de apoio à cadeia produtiva do arroz

Publicado em 19/02/2026.
Documento é dirigido à Federarroz, Sindapel e Farsul
Câmara aprova moção de apoio à cadeia produtiva do arroz

Foto: Eduarda Damasceno

O Poder Legislativo de Pelotas aprovou moção de apoio à cadeia produtiva de arroz no município, região e Estado, de autoria do presidente da Mesa Diretora, vereador Michel Promove (PP), dirigida à Federarroz, Sindapel e Farsul. O documento foi votado na sessão ordinária de quarta-feira (18), recebendo subscrições, como encaminhamento aos resultados da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Pesca da Câmara, na noite do dia 10 deste mês.

“Nosso objetivo é reforçar as mobilizações em torno da aprovação do Projeto de Lei 5.122/2023, que já passou na Câmara dos Deputados e tramita no Senado, que dispõe sobre a liquidação, anistia, renegociação e rebate de dívidas originárias de crédito rural para agricultores, dando segurança jurídica ao setor produtivo. O arroz representa uma riqueza no nosso solo, movimentando tanto mão de obra na lavoura, como na indústria. Vamos nos somar ao clamor dos produtores e de todos os envolvidos”, afirma o presidente.

O vereador Michel Promove sustenta que a aprovação da moção, cujo teor deverá chegar às parcerias políticas que representam Pelotas na esfera federal, reafirma o compromisso do Poder Legislativo com o desenvolvimento econômico, valorização do produtor rural, geração de emprego e renda e fortalecimento das cadeias produtivas. O município é o grande polo beneficiador da região e a produção ocupa cerca de 150 mil hectares da Zona Sul.

A moção deverá ser levada por vereadores, em mãos, à 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, de 24 a 26 deste mês, no Capão do Leão, para ser entregue pessoalmente a deputados e senadores que estiverem presentes. O objetivo é atestar o empenho da Câmara na solução da crise por que passa o setor.