Câmara Municipal de Pelotas elege sua presidência para 2026
Realizada em uma Sessão Extraordinária, a votação para a Mesa Diretora 2026 da Câmara Municipal de Pelotas aprovou a seguinte composição: Michel Promove (PP) como Presidente, Marcelo Bagé (PL) como 1º Vice-Presidente, Tauã Ney (PSDB) como 2º Vice-Presidente, Paulo Coitinho (Cidadania) como 1º Secretário e Arthur Halal (PP) como 2º Secretário.
A votação durou aproximadamente 40 minutos, nas quais, para cada um dos cargos, cada bancada indica um vereador a exercê-lo. Para os cargos de Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, foram indicados apenas um vereador cada, resultando na consequente eleição – na qual o vereador Michel se elegeu com 16 votos a favor, com quatro abstenções e uma ausência. O cargo para 1º Vice-Presidente foi disputado pelos vereadores Marcelo Bagé e Jurandir Silva (PSOL).
A partir de agora, dá-se início aos preparativos para a transição de legislatura, a qual ambos os presidentes atual e futuro pretendem realizar com harmonia e colaboração. A posse da Mesa Diretora será definida nos próximos dias.
As funções da Mesa Diretora consistem em coordenar e representar o Poder Legislativo:
- O Presidente é responsável por dirigir as sessões legislativas, administrar os serviços da Câmara, representar a casa perante outros órgãos e dar posse a outros vereadores;
- O 1º Vice-Presidente assina os Atos da Mesa, atas das sessões e autógrafos destinados à sanção, juntamente com os outros membros da Mesa, bem como substitui o presidente em suas faltas, ausências, impedimentos ou licenças, atuando em plenário e fora dele.
- O 2º Vice-Presidente detém das mesmas funções do 1º, além de substituir o 1º Vice quando está ausente ou o Presidente quando ambos se ausentam;
- O 1º Secretário é responsável por funções administrativas e de apoio à presidência, como controlar o ponto e a presença dos vereadores, supervisionar a redação das atas, assinar documentos oficiais junto ao presidente e auxiliar na gestão dos serviços da Câmara, garantindo a organização e transparência do processo legislativo.
- Por fim, o 2º Secretário também é responsável por funções administrativas e de apoio à presidência, como assinar documentos junto com o Presidente e o 1º Secretário, além de substituir o 1º Secretário em caso de impedimento ou afastamento.