Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal recebe projeto Desafio Pré-Universitário que busca apoio para retorno das atividades

Câmara Municipal recebe projeto Desafio Pré-Universitário que busca apoio para retorno das atividades

Publicado em 11/08/2025.
Câmara Municipal recebe projeto Desafio Pré-Universitário que busca apoio para retorno das atividades

Foto: Fernanda Tarnac

A Câmara Municipal recebeu na última quinta-feira (07), alguns coordenadores e integrantes do projeto Desafio Pré-Universitário Popular. O curso, que possui mais de 30 anos de atividades, é vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e voltado para estudantes de baixa renda que buscam ingressar em uma instituição de ensino superior. No momento, no entanto, o curso está com suas aulas suspensas devido à falta de repasse de uma verba para as bolsas auxílio dos estudantes.

O projeto possui um contrato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que previa recursos para 2024 e 2025. A parcela de 2025 do contrato não foi foi liberada devido a questões orçamentárias do MJSP. Atendendo mais de 60 estudantes que sonham em ingressar em uma universidade, o Desafio passa por um momento de incertezas e recorreu ao Poder Legislativo de Pelotas em busca de apoio.

A reunião foi solicitada por meio do mandato da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), presidente da Comissão da Educação, e acolhida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Júnior (PSD), e demais parlamentares.

“Esse projeto que tanto já ajudou a comunidade de Pelotas, hoje está buscando apoio do poder público de Pelotas também. O projeto sofreu um grave corte de repasses este ano e não temos como oferecer educação popular sem estrutura e sem políticas públicas”, destacou a atual coordenadora do Desafio, Catia Fernandes de Carvalho.

A Câmara se comprometeu na reunião em encaminhar uma moção ao Ministério da Justiça e construir uma atividade junto às secretarias do município visando ampliar a parceria do projeto com o Executivo. Uma das reivindicações junto à prefeitura é a liberação de tarifa zero ou meio passe para os estudantes do projeto.

“O Desafio é um projeto exemplar em educação popular em Pelotas e no Brasil, já foi responsável por ter auxiliado um número gigantesco da população que vem das origens mais humildes da classe trabalhadora a ingressar no ensino superior. Então, a comunidade como um todo deve a esse projeto e precisamos encontrar alternativas de dar condições ao projeto retornar às aulas”, pontuou Fernanda em sua fala.

 

Por asessoria de imprensa da vereadora Fernanda Miranda (PSOL).