Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Desafios do empreendedorismo feminino são debatidos na Fenadoce

Desafios do empreendedorismo feminino são debatidos na Fenadoce

Publicado em 28/07/2025.
Projeto de lei que assegura visibilidade para o segmento é detalhado em roda de conversa.
Desafios do empreendedorismo feminino são debatidos na Fenadoce

Foto: Henrique Giovanini

Ações, incentivos, políticas públicas e experiências exitosas para fortalecer o segmento de mulheres que empreendem em Pelotas estiveram em destaque em uma roda de conversa promovida pelo vereador Antônio Peixoto (PSD). O encontro reuniu, no estande da Câmara Municipal na Fenadoce, lideranças e representantes do empreendedorismo feminino local - setor que a partir deste ano passa a contar com uma data específica no calendário de eventos do município.

Autor do projeto já aprovado no Legislativo que cria a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, o parlamentar ressaltou que o encontro foi proposto para ampliar o debate, em um ambiente bastante identificado com atividades comerciais e empreendimentos conduzidos por mulheres. “A  Fenadoce está repleta de negócios e empresas liderados por mulheres, um espaço oportuno para o diálogo e a escuta sobre os desafios enfrentados por elas, e como o poder público pode contribuir. Nesse sentido, demos mais um passo importante com a aprovação da nossa lei: mais uma ferramenta para consolidar esse setor”, pontuou Peixoto.

Para a líder do grupo Mulheres Empreendedoras, Silvia Leão, espaços como estes são fundamentais porque oportunizam trocas e garantem a ampliação dos debates, assim como na Semana, estabelecida em novembro. “Ficamos muito feliz com mais essa iniciativa do Peixoto; Aliás, desde o início ele sempre nos apoiou, com ensinamentos e capacitações para divulgação, redes sociais, sempre contribuiu muito. E a Semana do Empreendedorismo Feminino vai somar muito para o nosso crescimento e visibilidade”, destacou Silvia.

Também participaram do encontro a vice-prefeita Daniela Brizolara; a diretora da Associação Artesãs, Natália Borges; a advogada, Karen Pereira; a representante da Feira Comunitária, Bianca Peres; a empreendedora Nanda Férsula,  a presidente da  Associação Artesãs, Roselaine Maria Casali; a presidente da Associação Doce Pelotas, Simone Bica.

 

A Semana do Empreendedorismo Feminino

Criada a partir do Projeto de Lei N.º 79/2025 de autoria do vereador Antonio Peixoto, a proposta institui a semana que compreende o dia 19 de novembro como período dedicado às ações do empreendedorismo feminino em Pelotas. A ideia pretende promover e estimular a cultura empreendedora entre as mulheres do município, incentivar ações que fomentem o protagonismo feminino nos negócios, na economia local, no comércio e na inovação. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, com intuito de mobilizar a comunidade global para apoiar, reconhecer e celebrar o trabalho das mulheres que empreendem de alguma forma. O projeto será encaminhado para que o prefeito sancione, após o recesso parlamentar.

Por assessoria do vereador Antônio Peixoto (PSD).