Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fernanda Miranda e Procuradoria marcam presença na 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Pelotas

Fernanda Miranda e Procuradoria marcam presença na 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Pelotas

Publicado em 22/07/2025.
Fernanda Miranda e Procuradoria marcam presença na 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Pelotas

Foto: Eduarda Damasceno

Após quase 10 anos, a 5ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres voltou a ser realizada em Pelotas, neste fim de semana, fomentando o debate sobre políticas públicas e exercício da democracia participativa. O evento começou na noite de sexta-feira (18) no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e seguiu sábado, ao longo do dia, com debates, palestra temática, grupos de trabalho e tiragem de delegadas para a etapa estadual.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a Conferência Municipal ocorre após diversas pré-conferências temáticas e nos territórios terem ocorrido nas últimas semanas. Na sexta, a atividade começou com a apresentação do grupo Orquestrando Sonhos, seguida de uma mesa composta pela vice-prefeita Daniela Brizolara, pelas secretárias Marielda Medeiros (Política das Mulheres) e Míriam Marroni (de Governo), pela reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, pela vereadora Fernanda Miranda (PSol) e pela presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francisca Jesus.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, uma das organizadoras do evento, foi destacada nas falas de abertura, como uma grande conquista recente e um marco da luta das mulheres na cidade. A vereadora Fernanda Miranda, representou na ocasião a Procuradoria Especial das Mulheres, da Câmara Municipal, que também foi uma das entidades organizadoras do evento.

Em sua fala, a vereadora pontuou a necessidade de reconhecer o quanto que as violências que as mulheres sofrem, são fruto direto de valores de uma sociedade capitalista, racista e misoginia. “Temos uma estrutura pautada na exploração e na submissão das mulheres a regramentos e leis que muitas vezes não estão no papel, mas na nossa cultura machista e misógina”, enfatizou em sua fala.

A programação da noite de abertura da Conferência contou ainda com a palestra “Mais democracias, mais igualdade e mais conquistas para todas”, ministrada pela socióloga Nina Fola e pela advogada e assessora da Procuradoria das Mulheres da Assembleia Legislativa, Izabel Belloc.

No sábado, o foi de trabalho e debate nos grupos temáticos, com sistematização de propostas e votação e eleição das delegadas que irão representar Pelotas nas próximas etapas da Conferência. As discussões na tarde foram divididos em seis eixos nos quais cada deveria definir três propostas para Plenária Final, totalizado 18 propostas que irão integrar o Plano Municipal de políticas para Mulheres e três propostas aprovadas para serem defendidas na Conferência Estadual das Mulheres.

Entre as prioridades, foram destacados no debate temas como aborto legal, saúde mental e integral e habitação para mulheres. Durante a conferência, foram escolhidas as nove representantes da sociedade civil e seis do poder público para representar o município na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em agosto. As três propostas que serão defendidas no etapa estadual dizem respeito a Políticas públicas com cotas, atendimento integral e interseccional na Saúde e Regularização de territórios com estrutura.

Por assessoria da vereadora Fernanda Miranda (PSol).