Guarda Municipal é homenageada no Legislativo
O Poder Legislativo de Pelotas realizou, nesta segunda-feira (9), audiência pública proposta pelo presidente da Comissão de Segurança, vereador Daniel Fonseca (PSD), em homenagem aos 36 anos da Guarda Municipal (GM). A atividade no plenário contou com a presença de autoridades, da banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, guardas municipais e familiares. Durante o ato, foram entregues placas de reconhecimento à guarnição.

“A Guarda Municipal cumpre papel fundamental à segurança social e ao patrimônio público”, afirmou o vereador Daniel Fonseca, ressaltando os 36 anos de história, com dedicação e profissionalismo à proteção da cidade e da sua comunidade. O parlamentar lembra que, durante a trajetória, a instituição expandiu-se. Além da segurança patrimonial, abraçou o apoio à população e, hoje, conta com patrulhas capacitadas à prevenção da violência e à prevalência da tranquilidade. “É uma história marcada pelo compromisso.”
Para o vereador, a audiência pública é ato para honrar aqueles que merecem, pelo trabalho glorioso, corajoso, comprometido. “A comunidade é quem ganha. Segurança pública se faz com gente, com homens e mulheres vocacionados”, comentou, informando que garantiu emenda parlamentar, destinando R$ 37 mil, para construção do estande de tiro da guarnição. Salientou que a GM necessita de um plano de carreira justo, digno, e que é preciso investir no ser humano, além do aparato para as atividades. A medida é necessária também para os agentes de Trânsito.
O secretário de Segurança Pública do Município, major Márcio Medeiros, reportou-se à GM como instituição de conquistas e respeito, pela coragem, aptidão técnica, abdicação e resiliência de seus quadros, e discorreu sobre as atividades e melhorias na estrutura com o passar dos anos. Informou que a Prefeitura está trabalhando na elaboração do plano de carreira.
O comandante da GM, Iuri Lisboa, afirmou que a data do aniversário da instituição é um dia de orgulho. Lembrou a atuação da Guarda nos tempos da pandemia e na crise climática de 2024. “Verdadeiros heróis praticaram salvamentos, providenciaram abrigos e garantiram segurança a famílias”. Lisboa falou sobre a atuação das patrulhas e sobre a expectativa em relação ao plano de cargos e salários.
O vereador Daniel Fonseca entregou placa em homenagem à Guarda Municipal ao comandante Iuri Lisboa e mais 15 guardas foram agraciados, representando a corporação. “Essas placas expressam a gratidão da comunidade”, afirmou o parlamentar.

O guarda municipal Alexandre Dias falou em nome dos colegas. “A GM tem uma história de honra e responsabilidade, que muito nos orgulha. Os guardas dedicam sua vida. É uma escolha diária, seguimos firmes, acreditamos no que fazemos, no nosso papel social. Por isso, somos dedicados, profissionais, honrando o compromisso com amor à missão.”
Participaram da Mesa dos trabalhos da audiência, além do proponente, vereador Daniel Fonseca, o secretário Márcio Medeiros, o comandante da GM Iuri Lisboa, o subcomandante Edemar Ossanis, o supervisor operacional Douglas Vilela, os coordenadores Fabiano David Machado, Daiane Casarin, Otacílio Rafael de Almeida e Rogério Alvarenga, o chefe de Gabinete da SSP, Santos Machado, o representante dos veteranos da Polícia do Exército, Adão Leite Rosa, o coordenador de Agentes de Trânsito, Herreira, o representante do Grupamento de Bombeiros Militar, 1º tenente Dagoberto, o representante dos veteranos da GM, Hamilton Farias, e a representante da Brigada Militar, capitã Terres.
A Guarda Municipal foi criada pela Lei Municipal 3.284, de 9 de fevereiro de 1990. Foi a primeira guarnição municipal instituída em todo o Rio Grande do Sul.