Legislativo homenageia Clube Centro Português
Audiência pública proposta pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania), realizada na manhã desta sexta-feira (23), no plenário da Câmara, prestou homenagem ao Centro Português 1º de Dezembro, pela passagem do seu centenário. A pauta foi conduzida por Arthur Halal (PP), tendo em vista a ausência justificada do proponente, e serviu para o Poder Legislativo manifestar seu reconhecimento ao clube pela história, tradição e atividades sociais e comunitárias que presta ao longo de 100 anos.
O vereador Arthur Halal convidou diretores do clube para composição da mesa, que foi integrada pelo conselheiro Aníbal Carreira, pelo presidente do Conselho de Administração, Eduardo Carreira, pelo vice-presidente administrativo, Marlon Porto, pela representante do Departamento Social, Mariza Ferreira, pela vice-presidente Cultural, Regina Lúcia Fiss, e pelo vice-presidente de Esportes, Osvaldo Pilotto. Também foram destacadas a rainha Taísa Borba e a cinderela Tainá Dantas.
Após, o vereador Arthur Halal justificou a audiência pública, destacando a importância do Centro Português 1º de Dezembro, nos meios pelotenses, ao longo de 100 anos, fortalecendo as tradições culturais e construindo vínculos com a comunidade. O vice-presidente do Conselho Administrativo, Marlon Porto, resumiu a história do clube e detalhou as três sedes – duas no Recanto de Portugal e a outra, primeira e mais antiga, inaugurada em 1930, na área central da cidade.
A representante do Departamento Social, Mariza Ferreira, reafirmou o compromisso do setor com a cultura portuguesa e relatou as atividades sociais, com destaque às datas simbólicas históricas e de calendário e aos eventos tradicionais. A vice-presidente Cultural, Lúcia Fiss, abordou o legado do Centro Português, os esforços para crescimento do clube ao longo dos anos e a importância da gastronomia, religiosidade, biblioteca, museu e rancho folclórico para manter os valores lusitanos. O vice-presidente de Esportes, Osvaldo Pilotto, falou sobre os dois campeonatos anuais de futebol e a expansão esportiva da entidade associativa. Citou as churrasqueiras como ambientes de integração e convívio social.

O presidente do Conselho Administrativo, Eduardo Carreira, leu a placa entregue pelo vereador Arthur Halal em homenagem ao centenário da entidade, cumprimentou conselheiros, diretores, atletas do Remar pelo Futuro, com sede no Centro Português, a banda do 4º BPM e demais presentes na audiência pública, e ressaltou que o Centro Português 1º de Dezembro é um clube étnico, cultural, social e desportivo, um elo de união da sociedade portuguesa com a comunidade pelotense. Detalhou compromissos, agendas, festividades e homenagens. “O Centro Português é nossa família afetiva”, pontuou.
Durante a cerimônia, foram executados pela banda da Brigada Militar, na abertura, os hinos de Portugal e Nacional Brasileiro. No final, o Rio-grandense e o de Pelotas. O vereador Arthur Halal, para encerrar, pediu que fosse tocado e cantado Parabéns a Você, para festejar a homenagem ao clube.
O Centro Português foi fundado em 24 de janeiro de 1926, reunindo duas entidades portuguesas que existiam em Pelotas — o Congresso Português e o Grêmio Republicano Português. O propósito da criação do clube foi a preservação da cultura de origem e a integração de imigrantes e descendentes.