Pedidos de informações ao Sanep e à Saúde destacam-se na Câmara
Catorze pedidos de informações foram aprovados pelos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (12), presidida pelo titular da Mesa Diretora, Michel Promove (PP), encerrando, regimentalmente, as atividades plenárias da semana. A maior parte dos endereçamentos foi para a Secretaria da Saúde (SMS) e, entre as matérias, destacaram-se uma solicitação ao Sanep e outra à SMS, de autoria, respectivamente, dos parlamentares progressistas Arthur Halal e Rafael Amaral.
Arthur Halal encaminha pedido de informações ao Sanep sobre o andamento da distribuição de água, via caminhão-pipa, na zona rural, especificamente, na Cascata, 5º distrito de Pelotas. O parlamentar argumenta que a falta de regularidade no abastecimento tem causado preocupações, transtornos e prejuízos aos moradores. Essa pauta desencadeou uma série de manifestações.
Aproveitaram o tema os vereadores César Brisolara (PSB), citando a precariedade de abastecimento de água na Guabiroba, especialmente, nas edificações de quatro andares, Tauã Ney (PSDB), reforçando que áreas da zona norte estão desabastecidas há 43 dias, Antônio Peixoto (PSD), sobre a distribuição pelo caminhão-pipa no Posto Branco, Marcelo Bagé (PL), informando que também recebeu reclamações das Três Vendas, principalmente, Santa Terezinha e Cohab Lindoia, Júlio Moura (Rede), indicando a vila Governaço, e Rafael Amaral, alertando para a necessidade do Município alertar a população para economia de água durante o período de seca.
O pedido de informações de Rafael Amaral, sobre pintura e manutenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sítio Floresta, foi outro expediente que contou com opiniões favoráveis e manifestações de aprovação. Os vereadores Cristiano Silva (UB), Ronaldo Quadrado (PT), Michel Promove (PP), Éder Blank (PSD), César Brisolara e Jurandir Silva (PSol) falaram sobre a importância das UBSs serem conservadas, requalificadas, confortáveis e equipadas. A destinação de emendas impositivas para a Saúde, que viabilizariam mais qualidade e condições adequadas às Unidades, foi lembrada, com questionamento forte sobre a execução.
Na sessão, os vereadores também aprovaram Projeto de Lei Ordinária, de autoria de César Brisolara, que dispõe sobre transparência, publicidade e acompanhamento da execução das emendas parlamentares impositivas municipais e das de origem estadual e federal destinadas a Pelotas. Três projetos – um de Lei Ordinária e dois de Decreto Legislativo – foram encaminhados às comissões técnicas para análise e emissão de pareceres.