Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança: Peixoto articula recuperação de muro de escola

Segurança: Peixoto articula recuperação de muro de escola

Publicado em 28/08/2025.
Melhoria deverá vir aliada à ampliação de um espaço verde e de lazer
Segurança: Peixoto articula recuperação de muro de escola

Foto/Reprodução: Assessoria do v. Antônio Peixoto

A precária situação do muro da Escola Estadual Dom João Braga, pela Rua Dr. Cassiano entre a Rua Bento Martins e a Av. JK de Oliveira, vem sendo discutida e acompanhada de perto pelo vereador Antônio Peixoto (PSD) desde o começo do ano. A projeção é de que a estrutura danificada seja recuada e o local transformado na continuidade de um parque urbano.

Depois de alguns encontros com equipe diretiva, secretários municipais e agentes públicos do governo do Estado, os primeiros alinhamentos apontam para requalificação da estrutura e do entorno. “Sou vizinho aqui da escola e acompanho esse problema há muito tempo, porque compromete completamente a segurança dos estudantes e de toda a comunidade. E agora começa a se desenhar uma solução mais definitiva com o projeto elaborado pela Seurb [Secretaria de Urbanismo] de uma requalificação maior. E estamos juntos nessa iniciativa”, reiterou Peixoto.

Como está

Atualmente, são cerca de 50 metros de muro completamente condenados: um problema que já se arrasta há cerca de dez anos. A estrutura está escorada por uma árvore, sendo que parte já desabou, o que permite o acesso à  a uma área da escola. No local, há registros de assaltos, queimadas, caso de maus tratos de animais, consumo de drogas e até a morte de uma pessoa.

O projeto

A proposta inicial, já projetada pela Secretaria de Urbanismo, é a de recuo do muro para próximo do prédio da escola e a transformação da área verde em uma praça que integre o parque urbano, assim interligando os espaços de lazer já existentes no local, como a praça Palestina. Inicialmente, o novo muro está orçado em torno de R$ 80 mil, segundo o titular da Seurb, Otavio Peres. As próximas movimentações serão para definição da origem dos recursos e a reversão de parte da área, que está com estado, para o Município.

Por assessoria do v. Antônio Peixoto (PSD).