Semana do Empreendedorismo Feminino será marcada por eventos de capacitação
Qualificar o domínio das técnicas de divulgação comercial e abordagem nas redes sociais para ampliar as vendas. Esta é a proposta de atividade da primeira edição da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, a ser realizada entre os dias 17 e 21 de novembro. Integrado à data, em parceria com o Município, o curso de Design do IFSul vai oportunizar a capacitação “Clique, Poste e Venda!”, com técnicas de fotos, criação de conteúdo e atendimento digital para mulheres empreendedoras. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 12 de novembro, por meio do preenchimento de formulário digital — as vagas são limitadas.
A Semana do Empreendedorismo Feminino foi instituída em Pelotas por meio da Lei N.º 7.447/2025, de autoria do vereador Antonio Peixoto (PSD), e as atividades se darão com apoio do mandato do parlamentar e da parceria entre secretaria Municipal da Mulher, gabinete da vice-prefeita, IFSul, Sebrae e Sicredi. “É um segmento fundamental para economia local e agora consolidamos mais um espaço para dar visibilidade ao trabalho, produção e negócios dessas mulheres”, observou Peixoto.
A Secretária da Mulher, Marielda Medeiros, vê na data um importante avanço para ampliar e qualificar cada vez mais o empreendedorismo feminino na cidade. “Essa semana fortalece o debate e oportuniza a qualificação do trabalho, a renda, a partir da capacitação. Queremos ampliar estas ações contando com cada vez mais apoiadores”, destacou a gestora.
O que o curso compreende e como se inscrever
O curso “Clique, Poste e Venda!” é uma ferramenta pensada para mulheres que pretendem transformar seus produtos em vitrines de sucesso, ampliando a conexão com o público no ambiente digital. A capacitação será realizada em três etapas, uma por dia: como fotografar produtos; criação de postagens; e atendimento digital. As oficinas serão no turno da noite, das 18h30min às 21h, na Secretaria da Mulher (na rua Dom Pedro I, 813). Haverá espaço kids com monitores, para auxiliar mães com crianças que necessitem de suporte.
As inscrições são gratuitas por meio do link (https://forms.gle/3yKfaVUWpTDXDNxVA). As vagas são limitadas a duas turmas (25 pessoas em cada) e serão confirmadas pela organização do evento. Para receber o certificado, é necessário participar dos três dias de curso.
Programação da 1ª Semana do Empreendedorismo Feminino
Segunda – 17/11:
- 14h | Cerimonial de abertura
- 14h20 | Palestra “Mulheres no Comando” da publicitária Valéria Saraiva; Local: Saguão da Prefeitura;
- 15h20 | Coffee break
- 18h30 | Oficina "Como fotografar seus produtos: aprenda na prática a valorizar o que você vende, com fotos que encantam e despertam desejo"; Local: Secretaria da Mulher (R. Dom Pedro I, 813).
Terça - 18/11
- 18h30 | Oficina "Criação de posts para redes sociais: descubra como montar posts atrativos, com identidade e propósito". Local: Secretária da Mulher (R. Dom Pedro I, 813).
- 19h | Premiação do 2º Concurso Talento Criativo, organizado pelo grupo 'Vitrine Mulheres Empreendedoras', para estimular e valorizar a produção artesanal das mulheres. Local: Parque Tecnológico.
Quarta - 19/11
- 18h30 | Oficina "WhatsApp Business e atendimento digital: aprenda a usar o aplicativo como ferramenta de vendas e relacionamento com seus clientes". Local: Secretaria da Mulher (R. Dom Pedro I, 813).
Sexta - 21/11
- 14h | Palestra de encerramento do grupo 'Empreendedorismo com Propósito: o encontro entre quem somos e o que fazemos' com a Trainer de Desenvolvimento Pessoal, Kathleen Keenan. Local: Saguão da Prefeitura.
- 15h - Entrega de certificados do curso. Local: Saguão da Prefeitura.
A Semana do Empreendedorismo Feminino
Por meio da Lei N.º 7.447/2025, a Semana integra o calendário oficial de eventos do Município desde 30 de julho deste ano. A proposta institui atividades na semana do dia 19 de novembro como período dedicado às ações do empreendedorismo feminino. O destaque da data busca promover e estimular a cultura empreendedora entre as mulheres do município, incentivar ações que fomentem o protagonismo feminino nos negócios, na economia local, no comércio e na inovação. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, com intuito de mobilizar a comunidade global para apoiar, reconhecer e celebrar o trabalho das mulheres que empreendem de alguma forma.