Sessão representativa discute não pagamento de emendas
A primeira sessão representativa do período de recesso parlamentar da Câmara, aberta pelo novo presidente, vereador Michel Promove (PP), na manhã de terça-feira (6), concedeu espaço para manifestação do representante do projeto Remar para o Futuro, professor Fabrício Boscolo Del Vecchio, em relação ao não recebimento de dez emendas parlamentares impositivas, que totalizam R$ 390 mil. A falta de pagamento de parte do Poder Executivo desencadeou discussões em plenário. Para tentar agilizar o repasse dos recursos, o Legislativo vai mediar as tratativas junto à Prefeitura.
Participaram da sessão representativa 01/2026, além da Mesa Diretora completa – presidente Michel Promove, 1º vice-presidente Marcelo Bagé (PL), 2º vice-presidente Tauã Ney (PSDB), 1º secretário Paulo Coitinho (Cidadania) e 2º secretário Arthur Halal (PP) -, os vereadores Ivan Duarte (PT), Jurandir Silva (PSol), Cauê Fuhro Souto (PV), César Brisolara (PSB), Cristiano Silva (UB), Daniel Fonseca (PSD), Éder Blank (PSD), Marisa Schwarzer (PSDB) e Rafael Amaral (PP).
Fabrício Boscolo Del Vecchio frisou que o Remar para o Futuro fomenta a igualdade e a inclusão. Trata-se de um espaço para reconstrução da vida e os atletas que vencem competições têm acesso à bolsa-atleta e patrocínio. Para o professor, o não pagamento das emendas deixa o projeto à margem da coerência, da responsabilidade e do respeito do Poder Público. Os recursos estão programados para aquisição de barcos, remos, equipamentos de musculação e para garantir viagens das equipes.
Além dos debates sobre o não pagamento das emendas, vereadores ainda se manifestaram sobre saúde, trânsito e outros assuntos que envolvem a comunidade pelotense. Grande parte das críticas recaíram sobre as respostas oferecidas pela Prefeitura a pedidos de informações do Legislativo, exemplificadas com orientação para o vereador solicitante conferir no Portal da Transparência ou que direciona a links que necessitam senha para acesso.
Segundo o presidente Michel Promove, a Câmara cobrará respostas objetivas, claras e compreensíveis para as informações solicitadas pelos vereadores ao Executivo, conforme previsto na legislação. Um dos assuntos aprovados na sessão foi o pedido de informações do presidente Michel Promove sobre o pagamento das emendas impositivas de 2025. De acordo com o expediente, é aguardada resposta com tabela detalhada, minuciosa e individual com emendas impositivas empenhadas, pagas e indeferidas, por vereador, de cada Secretaria, além do percentual de emendas pagas e empenhadas, separadamente, por vereador, nesta data de 6 de janeiro.