Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador aponta regionalização da saúde como solução para atendimentos

Vereador aponta regionalização da saúde como solução para atendimentos

Publicado em 13/02/2026.
Outro tema relevante na semana foi pavimentação urbana
Vereador aponta regionalização da saúde como solução para atendimentos

Foto: Eduarda Damasceno

Redação: Assessoria Imprensa
Edição e revisão: Imprensa Câmara

Saúde e pavimentação foram os temas que fecharam a semana de atividades plenárias na Câmara de Vereadores, presididas pelo titular da Mesa Diretora, Michel Promove (PP). A proposta dos parlamentares é enfrentar problemas recorrentes e que influenciam, diretamente, na qualidade de vida da população, com medidas resolutivas.

O vereador Rafael Amaral (PP) propôs novas abordagens para a atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como a regionalização do atendimento. Isso significa capacitar a consulta em locais estratégicos, acessíveis à população. Frisou que quantidade de Unidades não se reflete em qualidade. O parlamentar também se referiu ao programa Vida Ativa, realizado pela Prefeitura, cujo objetivo é promover atividades físicas e programação específica em prol do bem-estar e da saúde da comunidade.

O vereador César Brisolara (PSB) registrou seu apreço pelo bairro Fragata e provocou reflexões sobre falta de estrutura de mobilidade urbana. Avaliou que, devido à intensidade da chuva que se verificou na semana, os problemas referentes à pavimentação tenderiam a se agravar, salientando que buracos podem causar acidentes.

O vereador Jurandir Silva (PSOL) enfatizou os transtornos e prejuízos causados pela chuva e mencionou que os problemas atuais são o resultado de falhas decorrentes no planejamento urbano, que afetam tanto vias calçadas ou asfaltadas, quanto as não pavimentadas. O parlamentar propôs a realização de audiência pública, na Câmara, para promover a devida publicidade, diagnóstico e informação a respeito do uso e implementação de asfalto no município e zona rural.

O vereador Júlio Moura (Rede) apresentou seu exame toxicológico, encorajando os demais parlamentares a fazerem o mesmo. Pontuou problemas na saúde e a necessidade de adquisição de mais leitos de UTI.