Vereador Paulo Coitinho fortalece acessibilidade e inclusão no Laranjal
Redação: Assessoria vereador Paulo Coitinho
Edição e revisão: Imprensa Câmara
A acessibilidade no Laranjal, em Pelotas, avança de forma concreta a partir de iniciativa do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que destinou dotação orçamentária específica para ampliar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município. Os recursos foram alocados ao Conselho das Pessoas com Deficiência e têm com o objetivo de garantir mais inclusão, autonomia e segurança para essa parcela da comunidade, bem como idosos e pessoas com mobilidade reduzida, tanto nos espaços públicos quanto no acesso à informação e à cidadania.
Como resultado da emenda parlamentar, três cadeiras anfíbias já foram entregues, em ato que contou com a presença do prefeito Fernando Marroni e do secretário de Turismo, Danilo Rodrigues. Os equipamentos passam a integrar a estrutura de acessibilidade da Casa da Praia do Laranjal, ampliando o acesso ao lazer e ao ambiente.
A iniciativa também prevê a aquisição de uma esteira Trade Mix, com 1,10 metro de largura e 150 metros de comprimento, que permitirá o deslocamento seguro sobre a areia e facilitará o acesso à água, garantindo melhores condições de autonomia, conforto e segurança aos usuários.
Além da infraestrutura física, a emenda contempla ainda a confecção do Estatuto das Pessoas com Deficiência (PCD), que será distribuído nas escolas do município e à comunidade em geral, promovendo informação, conscientização e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência.
Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Pelotas, o vereador Paulo Coitinho reforça que a iniciativa vai além da entrega de equipamentos. “Estamos falando de dignidade, inclusão e do direito de todas as pessoas ocuparem os espaços públicos da cidade. Nosso mandato tem esse compromisso permanente.”
A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas voltadas à consolidação do Laranjal como um espaço acessível, inclusivo e preparado para receber moradores e visitantes com diferentes necessidades, fortalecendo o turismo acessível e a convivência social.