Vereadores aprovam convocação de secretário municipal
Dois requerimentos de autoria do vereador Marcelo Bagé (PL), tratando de convocação do secretário de Planejamento e Gestão, Salvador Mandagará Martins, para comparecimento à Câmara, a fim de prestar esclarecimentos e responder a questões formuladas por parlamentares, foram aprovados em plenário na sessão ordinária desta terça-feira (3).
A primeira convocação está marcada para quinta-feira (5), às 10h, no plenário do Legislativo e, a segunda, para terça-feira (10). Os dois requerimentos foram amplamente debatidos pelos vereadores, no espaço reservado à Ordem do Dia da sessão. Após diversificadas abordagens, as matérias acabaram aprovadas por 15 votos a favor e três contrários e 15 a favor e quatro contrários. As convocações do secretário estão confirmadas.
Para o presidente da Câmara, vereador Michel Promove (PP), ninguém está acima da fiscalização do Legislativo. “Fiscalizar o Executivo é uma obrigação dos parlamentares e a Casa não teme em realizar seu trabalho”, pontuou.
O terceiro requerimento em pauta é de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), marcando para o dia 30 de março, às 10h, no plenário da Câmara, audiência pública com a Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho). A matéria foi aprovada.
A primeira sessão ordinária de 2026 contou com 298 pedidos de providências, uma indicação, três requerimentos e 13 pedidos de informação – todos aprovados. Entre os pedidos de informação, predominaram os de encaminhamento à Secretaria Municipal de Saúde, provocando debates em plenário.