Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Saúde na zona da várzea em pauta

Publicado em 27/01/2021.
Vereador Reinaldo Elias (PSD), esteve em reunião com a secretária Roberta Paganini
Saúde na zona da várzea em pauta

Foto: assessoria do vereador

Nesta terça-feira (26), o vereador Reinaldo Elias (PSD) e a assessora e assistente social, Victoria Tejada, estiveram presentes na Secretaria Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre algumas solicitações referentes a unidade de saúde de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a UBAI - Navegantes.

A reunião aconteceu com a Secretária de Saúde, Roberta Paganini e com a Assistente Social, Maristela. Um dos principais pontos abordados foi a dificuldade de acesso da população à ESF – Navegantes,através das fichas de atendimento. Foi colocada a importância da realização do atendimento conforme previsto na Política Nacional da Atenção Básica, que prevê a organização de atendimento na ESF através do acolhimento de todos os usuários que procuram o serviço. Conforme explicou a secretária, é uma das formas mais eficientes de classificação e identificação dos casos, garantindo assim o acesso ao atendimento de saúde a todos que procurarem a unidade.

Ainda, foi solicitada a verificação pela Secretaria, se a UBAI está disponibilizando de forma transparente para a população a escala dos médicos e de todos os profissionais que compõem a equipe de saúde. A secretária salienta da importância dessa informação fixada em todas as unidades de saúde, reforçando a obrigatoriedade através de Lei Municipal e Federal.

Também foi abordado a falta de cobertura por agentes comunitários de saúde em grande parte do bairros Navegantes. A secretária informa ser um deficit municipal e em razão do grande crescimento urbano da cidade estão desde outubro de 2020 realizando um remapeamento das áreas para que se possa reorganizar o atendimento por parte dos agentes comunitários de saúde.

O vereador vai encaminhar um descritivo dos locais que não estão sendo contemplados pelos Agentes Comunitários de Saúde, além de solicitar uma reunião com a Prefeita para tratar da contratação de novos agentes. Visto que o Município carece do atendimento desses profissionais.

 

Texto: assessoria do vereador 

Gabinete Móvel da vereadora Marisa Schwarzer está em circulação

Publicado em 27/01/2021.
Gabinete Móvel da vereadora Marisa Schwarzer está em circulação

Gabinete móvel da vereadora Marisa já está em atividade. (Foto: Assessoria/Divulgação)

Desde que se elegeu, a vereadora Marisa Schwarzer vem se organizando para colocar nas ruas de Pelotas um veículo que possa atender as necessidades de seu mandato. Nesta semana, esta meta foi alcançada!


O gabinete móvel foi uma maneira que a parlamentar encontrou de aproximar seu mandato à população, já que em tempos de pandemia o acesso à Câmara de Vereadores é restrito por razões de segurança. O carro será usado pela vereadora Marisa e pela sua equipe nos atendimentos feitos diariamente. Com isso a parlamentar procurou um veículo onde pudesse transportar casinhas e até mesmo cães comunitários de grande porte.


"Estou muito contente de ter cumprido este objetivo" disse a parlamentar". E também com o retorno da população sobre o trabalho que tenho feito com todo carinho". Marisa Schwarzer ainda complementa que seu mandato é sim pelos animais, mas também é pelos pelotenses, que confiaram nela para representá-los e por isso ela e sua equipe estão sempre à disposição para ouvir e levar adiante as demandas do povo.

Por Assessoria de Comunicação do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Vereador Michel Promove visita Secretaria de Finanças

Publicado em 27/01/2021.
Vereador Michel Promove visita Secretaria de Finanças

Foto: assessoria do vereador

Na tarde da última terça-feira (26),o vereador Michel Promove (PP),esteve em reunião com o secretário municipal de Finanças Jairo Dutra.O motivo da conversa,foi tomar conhecimento sobre os débitos gerados por conta da pandemia.

 

O foco principal é quanto deixou de ser arrecadado pela cidade,diante da dificuldade que muitas pessoas encontraram para efetuarem o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU),bem como a situação das dívidas, de quem possui o registro de microempreendedor individual (M.E.I).

Marcola busca soluções para problemas das olarias da Sanga Funda

Publicado em 26/01/2021.
Líder do Governo na Câmara se reuniu com empresários do setor que gera mais de 600 empregos diretos
Marcola busca soluções para problemas das olarias da Sanga Funda

Marcola e oleiros discutem abertura de nova área de extração. (Foto: Jacke Westphal/Assessoria)

O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) esteve reunido nessa terça-feira com empresários das olarias instaladas na Sanga Funda para discutir ações urgentes para fortalecer e dinamizar o setor. A ideia é tornar a apresentar uma pauta de reivindicações do setor para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ainda em fevereiro.

            Entre os pontos discutidos, há um considerado essencial para a manutenção das 21 empresas, que juntas geram mais de 600 empregos diretos, que é a liberação de uma nova área de extração. “O local usado atualmente está saturado e a sobrevivência da atividade depende da liberação urgente de uma nova jazida”, explica Marcola.

A escassez de materiais de construção devido a descompassos da indústria nacional durante a pandemia forçou o aumento dos preços nos últimos meses gerando, desse modo, um cenário positivo para as olarias pelotenses que precisam de matéria-prima abundante para poder aumentar a produção e, consequentemente, gerar mais empregos. “A economia da cidade depende dessa medida que pode beneficiar a todos”, argumenta Marcola.

O segundo ponto discutido é a necessidade e de uma reunião com o novo secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer para discutir a recuperação da atual área de extração, que deverá ser devolvida para a Prefeitura.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB)

Vereadora Marisa Schwarzer pede prioridade na vacinação de pessoas com síndrome de Down

Publicado em 26/01/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer pede prioridade na vacinação de pessoas com síndrome de Down

Pedido de providências foi protocolado na manhã da sexta-feira (22) (Foto: Assessoria/Divulgação)

A vereadora Marisa Schwarzer protocolou na manhã de hoje um pedido de providências à líder do executivo e à secretaria de saúde, a fim de incluir pessoas com síndrome de Down no grupo de prioridade da vacinação contra a Covid-19. 
Justifica-se a proposição, tendo em vista que pessoas portadoras da síndrome de Down, são clinicamente associadas a vários fatores imunológicos anormais, dentre os quais a maior incidência de desordens autoimunes, maior vulnerabilidade a
infecções bacterianas e virais, sendo a síndrome genética de maior referência a imunodeficiências.

Tal fato se deve em razão de que o timo, um dos órgão mais importantes na maturação das células imunológicas, é menor nos indivíduos portadores de síndrome de Down, revelando anormalidades estruturais, que levam à ausência de alguns tipos de anticorpos ou insuficiência no número/atividade de alguns tipos celulares.
Segundo estudos, alguns distúrbios imunológicos que ocorrem na síndrome de Down, se assemelham com o processo natural de envelhecimento apresentado em indivíduos não portadores da síndrome.
Por Assessoria de Imprensa gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Demandas da saúde são tratadas na SMS

Publicado em 26/01/2021.
Vereador Paulo Coitinho (Cidadania) esteve em reunião com a secretária Roberta Paganini
Demandas da saúde são tratadas na SMS

Foto: assessoria do vereador

Dando continuidade às visitas nas secretarias municipais, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) reuniu-se hoje (26) com a secretária de saúde, Roberta Paganini. Entre os assuntos abordados, Coitinho levou demandas da população que chegaram ao seu gabinete na Câmara Municipal. “Nosso trabalho é voltado para ouvir a população e fazer o possível para solucionar junto ao executivo, quando necessário”, disse o vereador, que colocou seu gabinete à disposição da secretária. Nesta primeira visita a Paganini, o vice-presidente do legislativo pelotense salientou a importância do diálogo entre os poderes municipais.

A secretária lembrou que desde que assumiu a pasta, em setembro de 2020, faz visitas periódicas à Câmara de Vereadores. “Buscamos essa relação aberta e transparente que beneficia todos, mas principalmente a população pelotense”, disse Paganini.

Participou da reunião a chefe de gabinete da secretaria municipal da saúde, Maristela Costa Irazoqui.


Texto: assessoria de imprensa do vereador 

Câmara Municipal recebe visita da prefeita e se prepara para convocação extraordinária

Publicado em 26/01/2021.
Projetos envolvendo prédio da CEEE e contratos emergenciais podem ser encaminhados em fevereiro pelo Executivo
Câmara Municipal recebe visita da prefeita e se prepara para convocação extraordinária

Presidente da Câmara e vereadores recepcionaram a prefeita nesta terça-feira (26) (Foto: Volmer Perez/TV Câmara)

Em um sinal de aproximação e de defesa do diálogo entre os poderes a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) visitou nesta terça-feira a Câmara Municipal e foi recepcionada pelo presidente Cristiano Silva (PSDB) e por vereadores da situação e oposição. Durante as duas horas que permaneceu na Câmara Paula defendeu a independência entre os poderes, o respeito às opiniões divergentes como forma de fortalecer a democracia e adiantou que planeja convocar Sessão Extraordinária do Legislativo durante o recesso de fevereiro.

 Inicialmente, conforme a prefeita, na pauta da possível Sessão Extraordinária entrariam projetos como a doação do prédio onde hoje funciona a CEEE na praça 20 de Setembro como forma de abater parte da dívida da cidade com a empresa e a contratação temporária de professores.

“Já quis compartilhar a possibilidade da convocação extraordinária pois temos uma negociação com a CEEE sobre a dívida de Pelotas e isso envolve a doação do prédio que está em nome da Prefeitura - o que exigiria autorização legislativa - e isso poderia ser feito em fevereiro por conta da privatização e talvez a gente aproveite para mandar outros projetos, como a contratação temporária de professores e outras questões importantes, que talvez que precisem sem resolvidas ainda em fevereiro. Mas iremos confirmar tudo no tempo certo”, declarou.

RECEPTIVIDADE 

Para o presidente do Legislativo, vereador Cristiano Silva (PSDB) a visita da prefeita reforça o respeito do Executivo pela Câmara Municipal e reforça o sentimento de que os dois poderes trabalham juntos pelo bem da comunidade. “Todos queremos o melhor para Pelotas e o interesse dela não é diferente de nenhum dos 21 vereadores”, comentou.

O líder do Governo na Câmara, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) reforçou a necessidade de um canal de diálogo sempre aberto entre a Câmara e a Prefeitura com o objetivo de garantir tanto a harmonia entre as duas instituições como a ampla discussão dos projetos. “A argumentação baseada nas reais necessidades da população é a principal ferramenta que temos para conseguir aprovar os projetos que necessários para o presente e o futuro de Pelotas”, disse.

Também estiveram com a prefeita os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Cesinha (PSB), Márcio Santos (PSDB), Carlos Júnior (PSD), Michel Promove (PP), Jair Bonow (PP), Anselmo Rodrigues (PDT) e Sidnei Fagundes (PT).

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Vereador Belezinha confere a execução de obras no Fátima

Publicado em 26/01/2021.
A avenida Artur de Souza Costa está recebendo sistema de drenagem e pavimentação
Vereador Belezinha confere a execução de obras no Fátima

Foto: assessoria do vereador

Nesta segunda-feira (25), o vereador Reinaldo Elias (PSD) esteve presente para verificar o andamento dessa importante conquista, que já está em ação. A avenida está recebendo sistema de drenagem e pavimentação. "Agradeço profundamente e de coração o deputado Danrlei por atender às minhas solicitações e enviar uma emenda de aproximadamente R$600 mil para a Prefeitura, o que possibilitou esse sonho de grande importância para todos os moradores da várzea", destacou o vereador .

Em conversa com o encarregado pela obra, Sr. André Luiz, foi informado que no máximo em 15 dias, a obra estará concluída. Serão mais de 5 cm de asfalto. ''Estamos ansiosos para ver esse sonho se tornar realidade. ”Obrigado a todos os envolvidos, principalmente aos moradores que acreditaram nessa conquista desde o início", concluiu Belezinha.

 

Texto: assessoria de imprensa do vereador 

Prefeita reúne – se com vereador Rafael Barriga

Publicado em 25/01/2021.
Durante o encontro o vereador encaminhou pedidos de moradores e falou sobre prioridades do seu mandato.
Prefeita reúne – se com vereador Rafael Barriga

Barriga e Prefeita discutem melhorias nos bairros. (Foto: Foto Michel Corvello/Ascom)

Na segunda – feira (25) o vereador Rafael Barriga esteve com a prefeita Paula Mascarenhas, o vereador apresentou alguns pedidos nos quais os moradores dos bairros haviam lhe encaminhado principalmente na área de infraestrutura, saúde e educação, entre os pedidos destacou a abertura de novas escolas de educação infantil.

“Vamos trabalhar para tornar isso possível. Sou parceira da educação “destacou a prefeita durante a reunião.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing do gabinete do vereador Rafael Barriga (PTB)

Vereador Carlos Júnior vai apoiar ação solidária.

Publicado em 25/01/2021.
 Vereador Carlos Júnior vai apoiar ação solidária.

Vereador Carlos Júnior (PSD) com o Presidente da Comissão Organizadora do evento Juliano D'Oxum Epanda. (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (25) o vereador Carlos Júnior (PSD) recebeu o Presidente da Comissão Organizadora do evento denominado "Barco Solidário", Juliano D'Oxum Epanda. A atividade vai acontecer no primeiro 1º de fevereiro, das 08h às 19h, no Largo do Mercado Público, com o objetivo de realizar uma arrecadação mínima de 500 litros de leite, que será destinada para três instituições, o Projeto Renovação, ONG Anjos e Querubins e Associação dos Moradores da Balsa.
Além do recolhimento do leite, os devotos poderão entregar oferendas para a Mãe Iemanjá, já que um barco estará instalado no local com esse propósito.


A organização é dos Ilês Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã, CEU Caboclo Itaperuna,Ilê de Sango e Oxum e Abassa Africano de Xangô e CEU Xangô das Matas.


O vereador Carlos Júnior (PSD) entende ser importante toda iniciativa de caráter social, ainda mais quando alia fé " vou contribuir de forma pessoal, e buscar alguma parceria para que a meta estipulada possa ser superada", afirmou o parlamentar. 

Por Assessoria de Imprensa gabinete vereador Carlos Júnior (PSD)

Gatil Municipal já está em funcionamento

Publicado em 25/01/2021.
Gatil Municipal já está em funcionamento

Vereadora Marisa Schwarzer visitou o loca. (Foto: Assessoria/Divulgação)

No início deste mês a Vereadora Marisa Schwarzer, foi até o Canil Municipal conhecer o espaço que passaria a abrigar felinos recolhidos pelo município para tratamento. Na manhã de hoje, a assessoria da vereadora entrou em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e recebeu a confirmação de que os recolhimentos já estão liberados. 

O ambiente, já inaugurado com instalações planejadas para os gatinhos, conta com 7 gaiolas individuais e 2 coletivas. A princípio, receberá apenas gatos com esporotricose. O fungo que origina essa doença, é altamente transmissível tanto para humanos quanto para felinos, e o tratamento é longo, por isso a prioridade na contenção dessa zoonose.
A parlamentar pede à população para, caso avistem algum animal comunitário com feridas abertas que podem ser indício de esporotricose, que entre em contato com o CCZ para recolhimento e tratamento pelo 3284-7731.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Vereador Marcio Santos fiscaliza Av. Leopoldo Brod

Publicado em 22/01/2021.
Vereador Marcio Santos fiscaliza Av. Leopoldo Brod

Vereador esteve na Leopoldo Brod nesta sexta-feira (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na última sexta-feira(22), o Vereador Marcio Santos, acompanhado do Secretário de Obras, Giovan Pereira, esteve verificando a possibilidade de colocação de quebra-molas em dois trechos da Avenida Leopoldo Brod.

Entre as queixas, está a imprudência dos motoristas que trafegam na via e desrespeitam o limite de velocidade. Também há relatos de racha entre motociclistas.

Para falar melhor sobre os problemas de quem vive no local, como representante compareceu o morador Rudinei Valério. “Apesar da sinalização, os motoristas não respeitam. Por isso acredito que a colocação dos quebra-molas é de extrema importância”, afirma o Vereador.

 O pedido de providência para o estudo e implantação já foi protocolado na Câmara Municipal.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Carlos Júnior visita rua do Fragata

Publicado em 22/01/2021.
Carlos Júnior visita rua do Fragata

Vereador conversou com moradores para avaliar situação da rua (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na última quarta-feira (20), em atendimento ao pedido dos moradores da rua Cristóvão Colombo, no bairro Fragata, o vereador Carlos Júnior (PSD) esteve no local para constatar as dificuldades e ouvir reivindicações.
Segundo dona Marta Lopes, residente há mais de 40 anos naquela localidade, a principal reclamação é quanto à quantidade de buracos, o que segundo ela, piora em dias de chuva, com a formação de barro e alagamento. Outra que reiterou o problema foi a dona Carmem Andrade, que reafirmou o pedido de auxílio.
O vereador firmou compromisso de retornar nos próximos dias, juntamente com o Secretário de Obras e Pavimentação, Giovan Pereira, para que de alguma forma viabilizem uma solução "vamos fazer de tudo para mudar a atual situação dos moradores da Cristóvão Colombo", afirmou 

Por Assessoria de Imprensa Gab. Vereador Carlos Júnior

Vereadora Marisa Schwarzer protocola pedido de informações acerca da previsão de retorno das castrações gratuitas

Publicado em 22/01/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer protocola pedido de informações acerca da previsão de retorno das castrações gratuitas

Pedido de informações acerca da previsão de retorno das castrações gratuitas protocolado na Câmara Municipal de Pelotas

A vereadora Marisa Schwarzer, protocolou na manhã de ontem (19/01), um pedido de informações que deverá ser lido na próxima sessão parlamentar (quarta-feira) e então, encaminhado à prefeita e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O pedido é acerca da previsão de retorno do convênio de castrações gratuitas firmado entre a prefeitura e a ONG SOS Animais. Mesmo com a vinda do Castramóvel, a demanda por castrações além de ser imediata, é muito grande, logo, toda a estrutura e logística pensada pelos fundadores da ONG e  idealizadores do projeto,  não devem ser desperdiçadas. O Castramóvel é uma grande adição às políticas públicas pelos animais no município de Pelotas, e deveria deveria ser uma complementação ao projeto vigente.

Além disso, também foram solicitadas informações sobre a verba necessária para manter o convênio com a ONG em seu cenário mais ideal (uma vez que já chegaram a ser distribuídas 500 fichas mensais) para que a vereadora possa contribuir buscando emendas parlamentares.  

Decreto que regulamenta transporte por aplicativos será revisto pela Prefeitura

Publicado em 22/01/2021.
Em reunião nesta sexta-feira prefeita aceita ampliar prazos e rever percentual de imposto
Decreto que regulamenta transporte por aplicativos será revisto pela Prefeitura

Prefeita recebeu vereadores e motoristas nessa sexta-feira (Foto: Gustavo Vara/Ascom)

Em reunião com representantes dos motoristas de empresas de transporte de passageiros por aplicativos realizada na tarde desta sexta-feira, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) aceitou rever pontos do decreto que regulamenta o serviço e foi publicado em janeiro. Com a mediação da Câmara de Vereadores a prefeita concordou em adiar a entrada do decreto em vigor e rever o percentual de 2% do Imposto Sobre Serviço (ISS) que deveria ser cobrado das empresas sobre cada corrida realizada.

“Vamos estudar com a equipe técnica a proposta de redução do imposto feita pela categoria e vamos prorrogar a entrada do decreto em vigor”, garantiu. Paula tranquilizou os motoristas ao afirmar que a Prefeitura está aberta ao diálogo e que vai analisar todas as possibilidades para elaborar uma proposta de consenso que deve ser apresentada à categoria até o final de fevereiro. 

 “Agradeço a Câmara Municipal que acompanhou os motoristas e abriu esse diálogo no sentido de construir algo melhor, de fazer uma construção coletiva. Eu tenho essa disposição e me comprometi a reestudar esse assunto e nossos técnicos vão estudar o tema e iremos chamá-los de novo quando o estudo for concluído para tentarmos chegar a um acordo”, declarou.

AVALIAÇÕES – Tanto motoristas como os vereadores que participaram da reunião se declararam satisfeitos, por hora, com o posicionamento da prefeita e seu compromisso em rever o decreto antes que passe a vigorar.

Para o presidente do Legislativo Cristiano Silva (PSDB) a reunião foi extremamente positiva seja pelos encaminhamentos apresentados como por firmar a Câmara Municipal como a instituição capaz de mediar os grandes debates e conflitos da vida da cidade. “Essa foi uma sugestão que partiu da Câmara junto com os motoristas para tentar chegar a um acordo bom para todos e estamos conseguindo nosso objetivo”, disse.

O líder do Governo no Legislativo, Marcos Ferreira, Marcola (PTB) também avaliou bem o resultado da conversa. “A categoria foi ouvida e a prefeita assumiu publicamente que o decreto não vai vigorar antes que se tenha um acordo. Agora é aguardar o próximo capítulo dessa negociação, mas por hora tudo vai bem”.

Única representante dos partidos de oposição na reunião, a vereadora Fernanda Miranda (Psol) também avaliou positivamente o resultado do encontro, mas lembrou que tanto a reunião como o recuo da Prefeitura no caso só aconteceram pela mobilização dos trabalhadores.

“Não é a primeira vez que a Prefeitura faz um decreto o Legislação sem conversar com quem está na ponta e já criticamos muito a Prefeitura por isso. O compromisso de dar mais prazo foi um avanço por conta da manifestação e mobilização dos trabalhadores. E a democracia é isso: as pessoas poderem reivindicar seus direitos se rem ouvidas antes de qualquer posicionamento, por isso a Prefeitura recuar hoje é um avanço para esta categoria”, declarou.

PRÓXIMOS PASSOS – A partir da próxima semana técnicos das áreas jurídica e de transportes devem analisar a proposta dos motoristas, realizar novas pesquisas para encontrar casos similares no Brasil e construir uma contraproposta a ser apresentada para a categoria ainda em fevereiro.

Participaram da reunião os vereadores: Cristiano Silva (PSDB), Marcos Ferreira, Marcola (PTB), Michel Promove (PP), Paulo Coitinho (Cidadania), Fernanda Miranda (PSol), Reinaldo Belezinha (PTB), Paulo do Sítio (PSDB), Márcio Santos (PSDB), Carlos Júnior (PSD) e Rafael Barriga (PSD).

Vereadora Fernanda Miranda alerta sobre processo simplicado do Executivo

Publicado em 22/01/2021.

ATENÇÃO 🚨 Aberto processo de Seleção Simplificada para atuação na Secretaria Municipal de Saúde
Após abrir processo de seleção simplificada com período de inscrição de apenas algumas horas, a Prefeitura de Pelotas, em sentença proferida na Ação Popular nº 5000486-37.2021.8.21.0022/RS, da 4ª Vara Cível de Pelotas, teve que REABRIR prazo pra inscrição deste processo.

📢 O prazo é de 21 de janeiro até às 23h59 de 27 de janeiro de 2021 e os cargos são Videofonista Auxiliar de Regulação, requisito mínimo ter ensino Ensino Médio Completo, com carga de 40h e salário de R$1.048.81; e Técnico de Informática, com requisito de Ensino Médio Completo e Curso Técnico em Informática completo, devidamente comprovado por certificado, carga de 40h e salário de R$1.268,81.

❓ A pergunta que fica é: A quem serve um período tão curto de inscrição? Onde está o caráter isonômico da administração pública ❓
Por isso a luta do nosso mandato por concurso público é histórica!

Link com informações para o processo seletivo: https://bit.ly/3c3Z0r9

Vereador Reinaldo Elias encaminha demandas para a Zona da Várzea

Publicado em 22/01/2021.
Vereador Reinaldo Elias encaminha demandas para a Zona da Várzea

Foto: assessoria do vereador

Nesta sexta-feira (22),o Vereador Reinaldo Elias (PSD),esteve reunido com o Secretário de Serviços Urbanos,Fábio Suanes,onde encaminhou diversas demandas para os bairros da nossa cidade .

Na oportunidade,o secretário firmou compromisso em atender as solicitações do parlamentar em benefício da ZONA DA VÁRZEA,que será contemplada e receberá diversos benefícios nas primeiras semanas de fevereiro:
O Mutirão atenderá nossas ruas com diversas melhorias, como:
- Patrolamento
- Ensaibramento
- Iluminação
- Envaletamento
- Roçadas
- Praças com manutenção
- Retirada de entulhos/lixos

"São mais de 90 pessoas dedicadas a prestação desses serviços, seguiremos lutando pelo nosso povo." Destacou Reinaldo

 

Texto: assessoria do vereador 

Vereador projeta ações em parceria com Sesi

Publicado em 22/01/2021.
A construção de uma pista municipal de atletismo, foi um dos principais temas da reunião
Vereador projeta ações em parceria com Sesi

Foto: assessoria do vereador

O vereador Paulo Coitinho (Cidadania) reuniu-se na última quinta-feira (21),com o gerente de operações Sesi/Senai Pelotas, Dionísio Schutz. Diversos assuntos foram pautados,com destaque para a construção de uma pista pública oficial de atletismo e a interlocução da entidade com o Poder Executivo Municipal.

Atualmente, o Sesi utiliza o espaço através de cessão real de uso para suas instalações, por isso, a proposta de Coitinho em buscar recursos financeiros, como emendas parlamentares, para a construção de uma pista oficial de atletismo para uso público, nas dependências do Sesi, se torna difícil para entidade, mas Schtz não descartou a proposta. “Temos uma responsabilidade muito grande com nosso espaço, mas estamos dispostos a estudar uma maneira de tornar esse projeto, que muito nos agrada, viável”, disse.

Comprometido com a causa esportiva o vereador manifestou seu desejo em concretizar o projeto. “Atletismo é um esporte que cresce a cada ano e em Pelotas temos muitos atletas qualificados que merecem esse investimento”. Coitinho ainda se comprometeu com articular a curto prazo o encontro entre a entidade e a prefeitura para alavancar projetos importantes para ambos. “O Sesi tem muito a oferecer para nossa cidade, com certeza é uma parceria que vai dar certo”, finalizou o vice-presidente do legislativo municipal.

Texto: assessoria de imprensa do vereador 

Câmara promove reunião entre motoristas e prefeita

Publicado em 21/01/2021.
Encontro está marcado para as 15h desta sexta-feira na Prefeitura
Câmara promove reunião entre motoristas e prefeita

Transporte por aplicativo está sendo regulamentado em Pelotas (foto: Freepik)

A proposta de reforma do decreto municipal que regulamentou o serviço de transporte de passageiros via aplicativos será discutida nesta sexta-feira Prefeitura A partir das 15h uma comitiva de motoristas e vereadores se reúne com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) para analisar o tema.

“De modo algum se quer criar embaraços ou problemas para os motoristas, pois se sabe da importância da atividade para milhares de famílias da cidade, a proposta é de taxar as empresas e usar esse dinheiro para melhorar o sistema de transporte o que inclui a pavimentação e sinalização de ruas, entre outras coisas”, diz o líder do Governo na Câmara, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB).

O decreto que, inicialmente, entra em vigor em abril prevê que as empresas paguem 2% de Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre o total de seus ganhos. Os motoristas, todavia, argumentam que o percentual está acima do praticado em outras cidades do mesmo porte de Pelotas – algo em torno de 0,4% - e pode afastar grandes empresas como Uber e 99 da cidade gerando desemprego.

No início de janeiro a Câmara Municipal assumiu a intermediação das negociações com a Prefeitura. Para o líder do Governo há espaço e disposição para diálogo. “Queremos encontrar um modelo que fique bom para todas as partes e a reunião desta sexta tem o objetivo de começar a construir esse acordo”, diz Marcola. 

Presidente da Câmara recebe secretário de Assistência Social

Publicado em 21/01/2021.
Cristiano Silva e José Olavo Passos discutiram projetos e ações
Presidente da Câmara recebe secretário de Assistência Social

Comitiva da SAS visitou Câmara nessa quinta-feira (Foto: Lenise Slawski/TV Câmara)

O presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva (PSDB) se reuniu na manhã desta quinta-feira com o secretário municipal de Assistência Social (SAS), José Olavo Bueno dos Passos.

O encontro teve como objetivo estabelecer uma aproximação entre as duas instituições e discutir projetos e propostas de ações que devem ser desenvolvidas em 2021 pela pasta.

“A Assistência Social desempenha um papel de grande relevância na estrutura da Prefeitura e no atendimento à população. Essa aproximação com a Câmara é essencial para que possamos colaborar na construção de políticas públicas fundamentais para a população mais fragilizada”, diz Silva.

Vereador Jurandir Silva encaminha pedidos de informação à prefeitura

Publicado em 21/01/2021.
Solicitações abrangem as categorias dos trabalhadores por aplicativos e enfermeiros da cidade
Vereador Jurandir Silva encaminha pedidos de informação à prefeitura

Volmer Perez

Enviados na última semana para a votação, dois pedidos de informação do vereador Jurandir Silva (PSOL) foram aprovados com unanimidade na sessão representativa desta quarta-feira (20). Ambos tem como objetivo compreender demandas que envolvem as categorias dos trabalhadores por aplicativo e enfermeiros da cidade.

Um deles questiona o Poder Executivo a respeito do cálculo realizado para a publicação do decreto que regulamentou o transporte por aplicativo em Pelotas, para que possamos entender o que levou a cobrança de 2% por corrida. Quanto a isso, a prefeitura deve responder: Qual a justificativa utilizada para o estabelecimento do preço público de 2% do valor total de cada viagem realizada? E também: Quais fatores foram considerados para a fixação de tal porcentagem?

O vereador do PSOL acompanha de perto as demandas da categoria. “Estamos muito preocupados e solidários com a preocupação da categoria de motoristas de aplicativo. Um dos pontos dramáticos é o valor da taxa, que tem potencial para inviabilizar o sustento de milhares de trabalhadoras e trabalhadores. Por este motivo questionamos o Poder Executivo o porquê deste valor. Imaginamos que haja um estudo, que infelizmente a sociedade não teve acesso, e portanto nosso pedido é muito importante”.

Já o outro Pedido quer entender porquê estão sendo abertos contratos emergenciais de Enfermeiros para atuar diretamente no Centro de Síndromes Gripais e estes trabalhadores estão sendo alocados nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto há um concurso público com candidatos aprovados para a função nas UBS's. Para isso, o poder Executivo deve responder: Considerando a abertura de Concurso Público para contratação de enfermeiros (Edital nº 134/2019), quantas vagas são ocupadas por contratos emergenciais? E também: Considerando a situação de pandemia vivenciada e a necessidade de contratação emergencial para atuação exclusiva na Unidade de Síndromes Gripais (UPA Bento), há contratados exercendo funções em UBS?

“A pandemia da Covid-19 é uma situação nova, desafiadora, e muito difícil para o conjunto da população. Durante este período e mais uma vez, demonstrou-se a importância fundamental dos serviços e servidores públicos, seus direitos e a necessária estabilidade destes profissionais. Imaginamos que exista algum motivo muito importante para a saúde do povo, para que o Governo não tenha convocado os aprovados neste concurso, ainda mais neste momento, e estamos questionando o Poder Executivo pois é de amplo interesse público esta resposta”.

Estes são os primeiros Pedidos de Informação do mandato de Jurandir Silva. “Combinado com o conjunto de nossa atuação, utilizaremos este mecanismo parlamentar sempre com o objetivo de elucidar questões fundamentais para o debate público”, finalizou.


Texto: assessoria de imprensa do vereador 

 

Liberação de recursos vai oportunizar desenvolvimento do projeto de cercamento eletrônico em Pelotas

Publicado em 21/01/2021.
Anúncio da emenda foi feito para a bancada do Progressistas
Liberação de recursos vai oportunizar desenvolvimento do projeto de cercamento eletrônico em Pelotas

Foto: assessoria do vereador

Na manhã da última quarta-feira(20), o assessor do Deputado Federal Afonso Hamm (PP), Clóvis Moreira, compareceu na Câmara Municipal de Pelotas, para oficializar a liberação de recursos, através de emenda parlamentar para a segurança pública em Pelotas.

O vereador Michel Promove e o colega de bancada, Jair Bonow, comunicaram que o valor é de aproximadamente R$ 300 mil reais. 

 

 

Texto: assessoria do vereador 

 

Comissão de Saúde estabelece calendário de reuniões com secretária municipal

Publicado em 20/01/2021.
Em fevereiro Roberta Ribeiro irá em três oportunidades diferentes na Câmara de Vereadores
Comissão de Saúde estabelece calendário de reuniões com secretária municipal

Marcola e Paulo do Sítio montam agenda de reuniões públicas com secretária Roberta. (Foto: Álvaro Guimarães)

Garantir a proximidade da secretária municipal de Saúde, Roberta Ribeiro com o Legislativo e a comunidade é um dos principais objetivos da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores em 2021. Nesta quarta-feira o presidente da comissão, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) e o vice-presidente Paulo Rogério Santos, Paulo do Sítio (PSDB) se encontraram com a secretária para elaborar um calendário de encontros. Somente em fevereiro Roberta Ribeiro irá em três oportunidades à Câmara.

“No ano passado estabelecemos um calendário mensal de reuniões e isso foi muito importante para a população se informar das ações da secretaria e das soluções propostas aos problemas encontrados no sistema, agora queremos ampliar esse modelo que tem dado ótimos resultados”, diz o presidente da comissão.

A partir disso foi mantida a realização das reuniões públicas mensais, sempre na primeira terça-feira de cada mês, para discutir temas apresentados pela população. A única mudança com relação ao modelo anterior é que agora as pautas a serem discutidas devem ser apresentadas pelos vereadores à comissão até uma semana antes do encontro. “Isso evitará que perguntas fiquem sem respostas”, comenta a secretária.

PRESENÇA CONSTANTE 

Ao longo do mês de fevereiro a secretária Roberta Ribeiro participará de três diferentes reuniões na Câmara Municipal. A primeira delas agendada para o dia 3 será diante da Comissão de Saúde para abrir os encontros mensais e já tem uma pauta preliminar voltada para o funcionamento da Farmácia Municipal e a situação atual do atendimento básico nos postos.

No dia 15, a secretária retorna ao Legislativo para fazer a apresentação obrigatória dos relatórios quadrimestrais dos dois últimos períodos de 2020. E no dia 23, será realizado um seminário para apresentação do Relatório de Gestão 2020.

“Esperamos que com essa agenda cheia possamos esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento da rede de saúde pública e debater com a secretária problemas que afligem a população e precisam ser resolvidos rapidamente”, comenta Marcola.

Por Assessoria de Imprensa Gab. Vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB)

Vereador Cristiano Silva propõe um novo RETAR

Publicado em 20/01/2021.
O objetivo é que pessoas físicas e jurídicas tenham a oportunidade de regularizar suas dívidas com o SANEP
 Vereador Cristiano Silva propõe um novo RETAR

Silva pede para Prefeitura estudar renegociação das dívidas com o Sanep. (Foto: Volmer Perez/TV Câmara)

O vereador Cristiano Silva (PSDB) propôs ao Poder Executivo Municipal que seja requerido ao Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), em caráter de emergência, a promoção da edição de um novo Programa de Regularização Tarifária (RETAR), verificados a partir de 04 de abril de 2020, data em que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul declarou Estado de Emergência. A proposição foi protocolada na Câmara Municipal na semana passada.   

Segundo o vereador, a crise econômica causada pela pandemia trouxe consequências para o orçamento das empresas, bem como a diminuição da renda familiar, já que muitas pessoas perderam seus empregos, após as medidas de distanciamento controlado. “A proposta de renegociação pode minimizar os impactos econômicos negativos gerados pela Covid-19. O objetivo é que pessoas físicas e jurídicas tenham a oportunidade de regularizar suas dívidas”.

Silva garante que a edição de um RETAR beneficia também a autarquia. “Com a renegociação, o SANEP passa a receber os valores da arrecadação, recursos que podem ser direcionados para investimento em melhorias no serviço prestado”, salienta o vereador.

Por Assessoria de Imprensa Gab. Vereador Cristiano Silva (PSDB)

Vereadora Marisa Schwarzer protocola moção de repúdio às corridas de galgo

Publicado em 20/01/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer protocola moção de repúdio às corridas de galgo

Parlamentar pede ainda no documento enviado ao governador, celeridade na tramitação e aprovação do projeto de lei que proíbe corridas de velocidade envolvendo animais (Foto: Assessoria/Divulgação)

A matéria exibida no Fantástico na noite do último domingo (17 de janeiro) tornou conhecidas, a nível nacional, as corridas de galgo que acontecem aqui no Rio Grande do Sul. Depois da proibição da prática na Argentina e Uruguai, os “galgueiros” como são chamados, migraram para o sul do Brasil para seguir explorando estes animais.

A realização dessas corridas apenas evidencia a ocorrência frequente de exploração de animais em nome da ganância humana. Incentivar este tipo de entretenimento só dá um resultado: a certeza dos maus tratos e do abandono. Depois de serem abusados física e psicologicamente, os cães que já não dão lucros nas corridas são descartados. A vida destes animais é extremamente reduzida pelo uso de hiperestimulantes.Com isso em mente, a fim de coibir o acontecimento destes eventos, a vereadora Marisa Schwarzer protocolou no dia de hoje (19 de janeiro) junto à casa legislativa de Pelotas, uma moção de repúdio às corridas de galgo.

No documento, a parlamentar manifesta ainda seu apoio e pede celeridade no processamento e aprovação do projeto de lei proposto pelo deputado estadual Gabriel de Souza (MDB), que visa a proibição das corridas de velocidade envolvendo animais. Uma vez que a moção for lida em plenário e estiver de acordo com os colegas vereadores, será encaminhada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Vereador Barriga pede melhorias no atendimento de saúde no Pestano

Publicado em 20/01/2021.
Vereador Barriga pede melhorias no atendimento de saúde no Pestano

Vereador Barriga se reúne com secretária Roberta Ribeiro (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na última semana o vereador Rafael Barriga (PTB) esteve reunido com a secretária de Saúde, Roberta Ribeiro para pedir melhorias no atendimento à saúde dos moradores do bairro Pestano. Acompanhado de seu assessor Alberto Danda, o Baixinho do Getúlio, o vereador pediu informações sobre o andamento da reforma da UBS Pestano CAIC UCPel e sobre a falta de médicos e enfermeiros na UBS da Cohab Pestano.

O vereador ainda pediu informações sobre a vacinação Covid nos bairros.

Por Assessoria do Gabinete do vereador Rafael Barriga (PTB)

A importância do incentivo ao esporte

Publicado em 20/01/2021.
A importância do incentivo ao esporte

Volmer Perez

Dois mil e vinte não passou em branco para Pietro Ferreira. Apesar de todas as adversidades enfrentadas pela pandemia do Covid-19, o menino de 11 anos recebeu o título de Defesa Menos Vazada do Campeonato Estadual de Futebol de Salão Sub-11. Jogando pela Agremiação Pelotense de Futsal, Pietro comemora o desempenho que ajudou sua equipe a conquistar o terceiro lugar geral na competição.

Em visita à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (19), o goleiro conversou com o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), grande incentivador do esporte em Pelotas. Orgulhoso de suas conquistas, Pietro mostrou sua medalha e troféu, além de contar sua trajetória ao parlamentar. “Na escola eu era muito ruim e os outros meninos não me convidavam para jogar. Então pedi ajuda para meu pai e comecei os treinos em 2017”, disse ele, comentando que sempre teve o apoio e incentivo da sua família.

Em seu gabinete, Coitinho salientou a importância do esporte como inclusão social e parabenizou as conquistas do jovem goleiro. “Temos no Pietro o exemplo de força de vontade, disciplina e dedicação. Combinação perfeita para um vencedor. O verdadeiro craque é aquele que desenvolve alguma atividade esportiva”.

Em 2021 os desafios seguem para Pietro. Ele atuará no Juventude como goleiro de futebol de campo nas categorias de base do clube caxiense. 


Texto: assessoria de imprensa do vereador 

Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) fiscaliza Farmácia Municipal após a reforma

Publicado em 20/01/2021.
 Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) fiscaliza Farmácia Municipal após a reforma

Foto: assessoria do vereadora

Na última sexta-feira (15) a vereadora Fernanda Miranda, do PSOL, visitou a Farmácia Municipal, que passou recentemente por uma reforma. Ao chegar no local, constatou um grande número de pessoas, dentre elas várias que constituíam grupo de risco, aguardando na fila por, em média, uma hora e meia. Muito desta demora ocorreu em virtude do não planejamento da gestão com a dispensação dos medicamentos da Farmácia Estadual, que foi suspenso durante a reforma, deixando os beneficiários sem acessar seus remédios, fraldas e leites especiais.

Em reunião com o Coordenador da Assistência Farmacêutica, Fabian Primo, a vereadora conversou sobre a possibilidade de ser efetivado alguns encaminhamentos que mandato do PSOL emitiu à Farmácia Municipal no início da pandemia de covid-19, como por exemplo ter um local em meio virtual que disponibilize aos beneficiários da FM saberem sobre a disponibilidade dos medicamentos, e assim evitem ir até o local e se depararem com negativa destes.

Outra solicitação é de que houvesse mais de um atendente de telefone só para exercer esta função, pois há uma demanda expressiva que não tem ao menos acesso a internet.  Hoje a telefonista encontra-se na função cumulada telefonista e responsável pelo “chamador” das senhas, o que inviabiliza muitas vezes o atendimento de ligações.

"A conversa mostrou-se muito proveitosa no sentido de colaborarmos para construir uma Farmácia Municipal que possa atender o público de forma eficiente, visando, por exemplo, a implementação da ampliação de mais farmácias distritais na cidade, assim como uma farmácia distrital itinerante para atender a colônia; a contratação, através de concurso público, de mais farmacêuticos distritais para que possam atender em dois turnos e assim desafogar a farmácia municipal, e a busca pela integração do farmacêutico à equipe de saúde." colocou a vereadora Fernanda Miranda.

O mandato do PSOL também protocolou Pedido de Informações à Prefeitura a respeito da reforma executada na Farmácia, seus impactos na qualificação do serviço e relação de medicamentos em falta.
Texto: assessoria da vereadora 

“Esperamos que seja o início do fim da pandemia”, diz presidente da Câmara sobre começo da vacinação em Pelotas

Publicado em 19/01/2021.
Trabalhadores da saúde e idosos participaram de ato do início da imunização na tarde de ontem
“Esperamos que seja o início do fim da pandemia”, diz presidente da Câmara sobre começo da vacinação em Pelotas

Enfermeira mostra frasco com CoronoVac (Foto: Paulo Ferreira)

O presidente da Câmara Municipal Cristiano Silva (PSDB) esteve ontem no ato organizado pela prefeitura para dar o pontapé inicial na vacinação contra a Covid-19 em Pelotas e disse acreditar que a chegada das vacinas pode representar a fase final da pandemia. “Esperamos que seja o início do fim da pademia. Para mim hoje é o dia dos três V’s: V de vacinação, V de vida e V de vitória”, declarou.

Silva disse, ainda, esperar que mais lotes sejam liberados para os estados em breve. “Precisamos ter doses suficientes para toda a população, pois não podemos perder mais vidas para essa doença”, disse.

No ato realizado no auditório do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas um grupo de profissionais da saúde e idosos residentes em abrigos receberam as primeiras doses da CoronoVac. O técnico de enfermagem Evandro Carlos Moraes Pereira, 44 anos, da UTI Covid do Hospital Escola da UFPel foi o primeiro pelotense a ser imunizado.

“Acho que foi dado o primeiro passo em direção ao fim da pandemia, mas não significa que podemos começar a relaxar porque não há vacina para todos e a batalha continua e os cuidados devem continuar”, disse.

 Quem também recebeu a vacina foi a agente de saúde Fátima Rosane de Ávila lotada no Departamento de Vigilância Epidemiológica e que identificou o primeiro caso de Covid-19 em Pelotas em fevereiro do ano passado. “Vivemos tempos bem preocupantes e em certos dias ficamos bem nervosos, mas hoje me sinto feliz e com o pensamento positivo de que logo chegarão vacinas suficientes para toda população ficar protegida”, disse.

ESTRATÉGIA 

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) explicou que a cidade recebeu 5.650 doses que serão distribuídas entre profissionais de saúde envolvidos no atendimento direto dos casos de Covid-19, idosos que vivem em instituições e população indígena. “Se for suficiente vamos ampliar para profissionais de UTIs que não atendem Covid-19 e de outros serviços de saúde que não estão diretamente ligados à Covid, mas que em caso de emergência poderão ser acionados”, explicou.

As vacinas serão entregues a partir de amanhã diretamente nos hospitais que ficarão responsáveis por imunizar suas equipes, enquanto quatro equipes volantes atenderão as casas geriátricas e a população indígena. Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde também serão vacinados diretamente nos postos onde trabalham. A previsão é de que em poucos dias todos recebam a primeira dose e que dentro de três semanas a cidade receba uma nova remessa.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Liberação de recursos oportunizará desenvolvimento do projeto de cercamento eletrônico em Pelotas

Publicado em 19/01/2021.
Liberação de recursos oportunizará desenvolvimento do projeto de cercamento eletrônico em Pelotas

Vereadores entregaram documento da emenda de R$ 300 mil para segurança de Pelotas (Foto: divulgação)

A manhã da última terça (18) foi de boas notícias para a segurança pública em Pelotas. Anunciada pelos vereadores da bancada Progressista, Jair Bonow e Michel Promove, a liberação dos recursos na ordem de quase R$ 300 mil reais, oriundos de emenda indicada pelo deputado federal Afonso Hamm, vêm para incrementar o montante necessário para implantar na cidade, o Projeto de Cercamento Eletrônico.

Recebidos pelo secretário Samuel Ongaratto e pela chefe do setor administrativo da Guarda Municipal, Ana Luiza, os parlamentares destacaram a Segurança Pública como pilar essencial ao desenvolvimento do município. Michel Promove enfatizou que enquanto cidadão tem observado as melhorias na atuação da Guarda Municipal, expressando que o sentimento é de que a proteção a figura humana agora está no foco de atuação da corporação.  "A forma como a Guarda vem operando é importante, pois coloca as comunidades como parceiras no combate a criminalidade", disse. O parlamentar ainda afirmou estar ciente da necessidade do melhoramento urgente das instalações para o desenvolvimento das atividades.

Já para o vereador Jair Bonow, a zona rural precisa ter um olhar  atencioso das forças de segurança, na medida em que os crimes tem características cada vez mais violentas, com roubos vultosos, invasão das residências  e espancamento dos proprietários. " Esses recursos vão servir para dar o pontapé inicial nesse grande projeto de segurança para o município. Meu papel aqui é destacar que a zona rural precisa estar contemplada, pois o produtor sofre com os assaltos as propriedades e, principalmente, precisamos desenvolver um trabalho de inteligência para colocar mão, não só nos que praticam os crimes, mas também nos informantes dos criminosos. O deputado Afonso Hamm é autor de duas Leis que valorizam o combate ao crime. A Lei 13.330/2016 que incrementa as penas a toda cadeia do crime de abigeato e a  Lei 13.870, de 2019, que dá ao produtor o direito de porte de arma na extensão da  sua propriedade, ainda assim, precisamos do apoio e presença da Guarda e Brigada", destacou Bonow.

Cercamento eletrônico - Conforme o  secretário Samuel Ongaratto, o projeto se diferencia de um videomonitoramento, pois estabelece um amplo perímetro que será literalmente vigiado pelos equipamentos instalados. "Não somente teremos as condições de monitorar os acessos de Pelotas, mas também utilizar a tecnologia para realizar a identificação de veículos envolvidos em crimes ou mesmo objeto deles, entre outras vantagens para o desenvolvimento da política de segurança e do Pacto pela Paz", finalizou.

Ao final do ato, os vereadores conheceram as instalações da SMSP, destacaram o papel do ex-vereador Fabrício Tavares no pleito e reafirmaram disposição para que o cercamento eletrônico seja materializado o mais breve possível.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Jair Bonow (PP)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon